Quarta, 27 de maio de 2015 às 14:47

Campanha contra Febre Aftosa encerra dia 31 de maio

Redação


A campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa foi iniciada dia 01 de maio e está preste a terminar. O prazo de vacinação encerra nesta semana, precisamente dia 31 de maio (domingo).
É obrigatória nesta etapa a vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, inclusive os bezerros recém-nascidos. O agricultor que não vacinar seu rebanho será penalizado através da Lei.
O técnico agrícola da ADAPAR - Agencia de defesa Agropecuária do Paraná Alex Alves cita o que será feito a partir do prazo de vencimento da campanha, lembrando ainda que a não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de R$ 112,92 por cabeça, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.
Em Capitão a situação não está satisfatória, cerca de 40% dos produtores de capitão ainda não vacinaram ou comprovaram a vacina, como explica o técnico.
Alex lembra que a vacina ainda é obrigatória, no mínimo, até o primeiro semestre de 2017. As vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias e custam entre R$ 1,50 à 2,00 a dose. O Paraná é uma Área Livre de Febre Aftosa Com Vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE. Encontram-se nesta mesma condição sanitária outros 23 estados e o Distrito Federal.

Fonte:

Veja também: