Quarta, 01 de julho de 2015 às 13:56

Requião e Alvaro lideram disputa ao governo em 2018

Fonte:Gazeta do Povo


A primeira rodada de pesquisa de intenção de voto para o governo do Paraná na eleição em 2018 mostra dois senadores do estado disputando a liderança. Roberto Requião (PMDB), que ficou em segundo lugar na campanha do ano passado, aparece em primeiro lugar, com 30,2% das preferências.Alvaro Dias (PSDB), reeleito senador com mais de 4 milhões de votos, aparece empatado tecnicamente com 26,6% das intenções.

Paraná Pesquisas divulga a primeira pesquisa de intenção de voto para o governo do Paraná em 2018

O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 24 de junho pelo Instituto Paraná Pesquisas e registrou apenas um cenário. A pesquisa foi estimulada - isto é, os eleitores receberam um cartão indicando os nomes de prováveis candidatos e apontaram um deles como seu possível escolhido, caso a eleição fosse hoje.

Em terceiro lugar na pesquisa aparece o secretário estadual Ratinho Jr. (PSC), com 20,1%. A senadora Gleisi Hoffmann (PT), que ficou em terceiro lugar nas eleições para o governo em 2014, teve 8% da preferência. E a vice-governadora, Cida Borghetti (PP), que poderá disputar a reeleição, caso Beto Richa (PSDB) se afaste para ser candidato ao Senado, teve 1,9%. Dos eleitores ouvidos, 6% dizem não saber em quem votariam e 7,1% rejeitaram todos os nomes apresentados.

Análise

Para o cientista político Emerson Cervi, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é muito cedo para dizer que esses números vão se traduzir em reais intenções de voto mais para frente. "Tem mais relação com o grau de lembrança dos candidatos. Isso não é intenção de voto, mas aquilo que tecnicamente a gente chama de saliência. O sujeito está na cabeça do eleitor e não é rejeitado, mas não quer dizer que isso vai se converter em votos", afirma.

Cervi diz que, apesar disso, é possível ver uma "transferência negativa" de popularidade de Richa para Ratinho Jr., que é seu aliado e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano. "A imagem do governador neste momento é muito ruim, e aparentemente isso se transfere para o Ratinho, que é visto como alguém próximo a ele. Mas não quer dizer que isso vá continuar assim", afirma.

Fonte:

Veja também: