Terça, 27 de outubro de 2020 às 11:36

Reta final: 15% das crianças ainda não foram vacinadas contra a poliomielite em Capitão


A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite vai até a próxima sexta-feira dia 30 de outubro.
 
Mesmo o Brasil estando livre da doença desde 1989, há o risco de que ela volte caso as crianças não sejam vacinadas e isso porque existem países detectando casos da doença.
 
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave causada pelo poliovírus, a transmissão se dá principalmente por via oral, na maioria dos casos a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso provocando paralisia irreversível, principalmente nas pernas.
 
Os dados nacionais a campanha apontam que apenas 35% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos foram vacinadas.
 
Em Capitão Leônidas Marques até o momento, a campanha de vacinação vem tendo um bom resultado, apesar de não ter atingido todas as crianças da faixa etária estabelecida, a vacinação atendeu mais de 700 crianças, cerca de 85% do público alvo da campanha.
 
Após um levantamento feito pelo setor da saúde do município, foi constatada uma grande concentração de crianças no Bairro Primavera, porém com um índice muito baixo de vacinação, com isso, a Coordenadora do setor de imunização do Posto de Saúde Central de Capitão – Ivone Bortolace, alerta os pais para que levem seus filhos até o Posto de Saúde Primavera, que para atender a todos, estará com um horário de vacinação estendido até as 20h00 somente nesta terça-feira (27).
 
Para que 100% das crianças sejam imunizadas em Capitão, na quinta-feira (29), o Posto Central do município também estenderá a vacinação até as 20h00, para que os pais que trabalham tenham a oportunidade de vacinar seus filhos.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: