Terça, 27 de outubro de 2020 às 11:48

OAB Cascavel promove campanha de participação da mulher na política em Capitão


Com o intuito de colocar em prática as premissas da Cartilha de Participação das Mulheres na Política: seja um fiscal do povo, fruto de uma parceria entre a OAB Paraná, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, a subseção de Cascavel promoveu uma roda de conversa com as candidatas a vereadora e coordenadoras de campanha da cidade de Capitão Leônidas Marques na noite desta segunda-feira (26).

O evento ocorreu na Casa da Cultura Vitor Valendolf e contou com a presença de várias candidatas de vários partidos políticos.

A campanha compreende na conscientização da população na fiscalização no combate as candidaturas “laranjas”, que visam fraudar a cota de gênero obrigatório nas candidaturas para o cargo de vereadoras.

A batalha feminina por liberdade, igualdade e participação na política faz parte da história das mulheres, que estão em constante busca por respeito da sociedade.

O Estado do Paraná apresenta baixo índice de participação política feminina, possuindo apenas 12% (doze por cento) dos 4.358 cargos eletivos disponíveis ocupados por mulheres, além de ter sido o último estado brasileiro a enviar representação feminina para a Câmara dos Deputados.

Apesar de corresponderem a mais da metade do eleitorado paranaense, apenas 7% dos cargos de chefe do executivo municipal e 12% dos cargos de vereadores dos Municípios do Estado do Paraná são ocupados por mulheres.

Para tentar combater a sub representação de mulheres na política, a Lei 9.504/1997 estabeleceu a reserva do percentual mínimo de 30% e máximo de 70% de vagas para candidatura de cada gênero, instituindo um sistema de cotas, tornando obrigatório o preenchimento dos referidos 30%.

Entretanto, esta cota mínima de 30% por muitas vezes ainda é fraudada pelos partidos, visando apenas “cumprir tabela”, registrando candidaturas falsas, ou seja, “laranjas”, cujas candidatas por diversas vezes acabam a eleição com votação baixíssima, por vezes sem o próprio voto.

Visando esclarecer e conscientizar a classe política, os representantes partidários, candidatos, candidatas e população em geral, que a OAB Subseção do Paraná, o Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral lançaram esta campanha, para também incentivar a população a fazer o controle social destas candidaturas e denunciar caso constatem alguma candidatura “laranja”.

O presidente da OAB Jurandir Parzianello enalteceu a necessidade da reflexão coletiva sobre o modelo de sociedade democrática e de participação igualitária.

João Paulo Pyl, presidente da comissão de direito eleitoral, também destacou alguns dados referente à participação das mulheres na política.

A secretária da comissão da mulher advogada, Daiana Chirrotski também destacou a valorização da mulher durante o evento.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: