Terça, 13 de abril de 2021 às 11:59

Congresso aprova corte no orçamento da agricultura; FETAEP e STR de Capitão se manifestam contra a decisão


A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou a proposta do deputado Heitor Schuch (PSB/RS) de promover audiência pública para tratar dos cortes no Orçamento da União 2021 para o setor e o Plano Safra. O debate será realizado na próxima quinta-feira (16), às 9h, de forma virtual, e terá a participação dos ministérios da Agricultura, da Economia e da Cidadania, que coordenam os principais programas agrícolas do governo, além das entidades representativas, como Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
 
Pelo projeto orçamentário aprovado no Congresso, e que ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Pronaf sofrerá um corte de 40% neste ano, significando uma redução de R$ 1,3 bilhão nos recursos subvencionados. Outras ações importantes, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), abastecido com produtos da agricultura familiar, também deverão ser prejudicados pelo corte de 27% na educação em relação à 2020.
 
 O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Capitão Leônidas Marques – Claudio Zeni se manifestou a respeito do possível corte no orçamento e diz que espera que a decisão seja vetada pelo presidente da república.
 
Zeni critica a decisão dos deputados que se colocaram a favor da medida de cortes na agricultura e educação, já que o motivo seria a diminuição de gastos do governo neste momento de pandemia, porém nenhuma medida foi tomada para diminuir o orçamento dos próprios parlamentares, que representam uma grande despesa aos cofres públicos.
 
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (FETAEP) junto às autoridades constituídas, emitiram uma nota pública denunciando o descaso e o tratamento desigual da agricultura familiar na definição do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) aprovado no Congresso Nacional.
 
O Presidente da FETAEP - Marcos Brambilla, falou sobre o posicionamento da federação e a preocupação com a viabilidade desses programas a partir da diminuição de verbas, além de falar sobre a importância deste setor para todo o país.

Confira AQUI a Nota Pública da FETAEP

 

Fonte: Da Redação / Inf. Congresso / Assessoria

Veja também: