Sexta, 16 de abril de 2021 às 15:49

Número de mortes por Covid-19 cai pela metade nos primeiros 15 dias de abril no Paraná, apontam dados da Sesa

Análise mostra os últimos 15 dias de março e compara com os primeiros 15 dias de abril. Apesar da queda, número de mortes diárias continua alto, segundo dados da Sesa.

Os primeiros 15 dias de abril tiveram 51% menos mortes por Covid-19, na comparação com os últimos 15 dias de março, no Paraná. Os dados, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), foram analisados pela RPC Curitiba.
Segundo a Sesa, 1.536 pessoas morreram entre os dias 1º e 15 de abril. Já entre os dias 16 a 31 de março, foram 3.110 mortes.
De acordo com o último boletim estadual, divulgado na quinta-feira (15), o número de casos confirmados de Covid-19 chegou a 887.549 no Paraná. O total de mortes no estado é de 19.594.
Conforme o levantamento, ainda que o número esteja alto na comparação com os outros 

Média diária de mortes

Na comparação com a média diária de mortes nos outros meses da pandemia, o número de mortes continua alto, segundo os dados da Sesa.
De junho de 2020, até a primeira quinzena de abril, março teve o maior índice, com 182 mortes por dia.
Apesar disso, nessa comparação das mortes diárias, os primeiros 15 dias de abril colocam o mês em segundo lugar entre os meses mais mortais. Foram 102 mortes por dia até quinta-feira.meses da pandemia, as mortes começaram a cair em abril.

Medidas contra a Covid-19

Na avaliação do governo, apesar de continuar em patamar alto, o total de diagnósticos da Covid-19 teve melhora pela quinta semana consecutiva. Em março, ocorreu o maior pico de casos da pandemia no Paraná e o sistema de saúde entrou em colapso.
Na terça-feira (13), o governo estadual divulgou a redução do toque de recolher, que começava às 20h e agora passou a valer a partir das 23h. O término da restrição de circulação de pessoas continua sendo às 5h.
 
Com o novo decreto, o horário de atendimento de restaurantes e shoppings foi ampliado no Paraná. Atividades não essenciais não poderão funcionar aos domingos.

As medidas contra a Covid-19 valem até 30 de abril. No horário do toque de recolher, continua em vigor a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos.
 

Fonte: RPC

Veja também: