Sábado, 11 de setembro de 2021 às 07:39

Avião da FAB vai à Cascavel com equipe do RJ para coletarem coração de bebê de Boa Vista da Aparecida que faleceu no HUOP


Neste sábado (11) um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá pousar no Aeroporto de Cascavel. O objetivo é levar o coração de um bebê de 42 dias que faleceu no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), para o Rio de Janeiro, onde uma criança receberá o coraçãozinho e poderá ter sua vida salva.

Segundo informações repassadas pela enfermeira Gelena Versa que é membro da comissão de transplantes do HUOP, o bebê de 42 dias era de Boa Vista da Aparecida e teria sido encaminhado ao HUOP com quadro de meningite e teria evoluído para morte encefálica.

A família do bebê foi entrevistada sobre doação de órgãos que prontamente teriam aceitado. Após a autorização foi feita uma busca para um receptor compatível, que foi encontrado no Rio de Janeiro. Uma criança que não teve o nome e nem a idade divulgados.

A equipe de profissionais do Rio de Janeiro fará os procedimentos, sendo que na sequência o coração será levado pelo Avião da Força Aérea até o RJ.

Além do coração, foram encontrados receptores para os rins, sendo que equipes da Uopeccan farão a captação destes órgãos.

Atitudes como esta são louváveis e fundamentais para a sociedade, pois a família apesar da dor da perda do filho, poderá salvar a vida de outras crianças.

 

Fonte: CGN

Veja também: