Quarta, 27 de outubro de 2021 às 07:30

PF faz balanço da Operação Jaborandi desencadeada no Paraná e Pará


O delegado da Polícia Federal fez balanço da Operação Jaborandi desencadeada em seis municípios do Paraná e uma cidade do Pará, nesta terça-feira (26).

Conforme informado foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão. Nas ações foram recolhidos celulares, documentos, notebooks, HD externo, dinheiro, armas de fogos, jóias, entre outros itens.

Todo o material recolhido será agora encaminhado para análise e os resultados devem dar "norte" a sequência das investigações.

De acordo com o delegado em uma das licitações, da Estrada Jaborandi, houve emprego de quantitativo menor, causando prejuízo de R$ 180 mil aos cofres públicos.

Ele ainda explica sobre a investigação da operação. Conforme informado são dois grupos que atuavam de maneira independente, mas que foram reunidos por utilizar o mesmo operador financeiro.

A pessoa em questão está presa preventivamente em razão de crimes cometidos na área da saúde.

SOBRE A OPERAÇÃO
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Jaborandi, que investiga crimes de corrupção envolvendo prefeitos, servidores públicos e empreiteiros de diversos municípios da região oeste do Estado do Paraná.

Cerca de 120 policiais federais cumprem 28 mandados judiciais em 6 municípios dos Estados do Paraná (Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra) e um do Estado do Pará (Uruará), dando continuidade à investigação que começou há cerca de um ano após denúncias de que empreiteiros estariam se reunindo em conluio com chefes dos poderes executivos locais para fraudar o caráter competitivo de procedimentos licitatórios envolvendo o setor de obras de municípios da região.

Ao longo das investigações, foi possível descortinar ao menos duas organizações criminosas, estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas, as quais, sob a anuência e coordenação dos Prefeitos de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, e Umuarama, Celso Pozzobom, (atualmente afastado), se reuniam para direcionar licitações a empresários integrantes do grupo, superfaturar seus valores e posteriormente pulverizá-los entre os agentes públicos e empresários que participavam do esquema.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à estrada Jaborandi, localizada no município de Umuarama/PR, sendo uma das primeiras obras que originaram a investigação.

CEMITÉRIO

Um fato chamou a atenção durante a operação em Boa Vista da Aparecida. Durante o cumprimento dos mandados o secretário municipal de administração de Boa Vista da Aparecida fugiu de casa. Os policiais encontraram ele no cemitério da cidade.

Ele foi localizado e teve o celular apreendido. De acordo com as informações, ele tentava apagar arquivos do aparelho.

 

Fonte: Catve

Veja também: