Quarta, 07 de outubro de 2015 às 13:52

Condomínio de inseminação artificial é lançado em Capitão

Redação

Foi lançado na Linha Barra Grande em Capitão L. Marques o projeto "Condomínio de Inseminação Artificial", projeto este desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Participaram produtores das comunidades: Bom Jesus, Barra Grande, Palmeirinha, São Paulo, Centro Novo, Linha Paulista, São Jorge e Boa Esperança.
De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente André Hübner a idéia já vem desde o início do mandato do prefeito Ivar Barea. "A administração está estudando essa idéia desde o início da gestão e agora vamos implantar. Para o produtor será bem mais acessível e terá menos custo, pois com a implantação do condomínio a prefeitura vai subsidiar 90%".
O Secretário explica como irá funcionar. "Haverá no condomínio um inseminador comunitário e o produtor que antes pagava R$ 18,00 cada inseminação, agora pagará apenas R$ 5,00, é um ótimo benefício para o produtor, mas apenas para o gado de leite".
A Prefeitura Municipal repassa em comodato ao condomínio de produtores o botijão de nitrogênio, e o kit completo de inseminador (pipetas, luvas, termômetro). Todos os produtores são cadastrados e declaram o número de animais que pretendem inseminar naquele ano. A Prefeitura Municipal também mantém um técnico que realiza os trabalhos de apoio aos grupos de produtores, coleta as informações das inseminações, atualiza os relatórios e cadastros.

Sobre o programa

O acesso à tecnologia da inseminação artificial foi possível ao pequeno produtor rural através da organização de condomínios, treinamento de inseminadores da própria comunidade e a capacitação dos produtores em cursos de bovinocultura leiteira.
O objetivo do programa é estimular a adoção da inseminação artificial para o melhoramento genético do rebanho bovino. Além disso, o programa também permite um trabalho mais amplo com os produtores repassando orientações sobre alimentação, sanidade, organização das propriedades, entre outras questões, visando aumentar a eficiência e a produtividade rural.



Da Redação

Fonte:

Veja também: