Sábado, 28 de novembro de 2015 às 09:23

Policia Ambiental realiza na região quinta etapa da operação de combate a caça

Fonte: Assessoria de Imprensa da Policia Ambiental

O Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade de Conservação brasileira localizada na região do Extremo Oeste Paranaense, compondo uma área de 185.262,20 hectares. Abrange 14 municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marques, Capanema, Lindoeste, Santa Lúcia, Diamante do Oeste, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

No trabalho pela preservação e proteção do Meio Ambiente, a 5ª Companhia de Polícia Ambiental, sediada em Foz do Iguaçu, vem trabalhando incessantemente para prevenir e coibir a prática de atos lesivos à natureza, realizando diuturnamente o policiamento em toda a região oeste e sudoeste do Estado.

No dia 24 de novembro de 2015 foi deflagrada a "V Etapa da Operação de Combate à Caça no Parque Nacional do Iguaçu", visando ao cumprimento de oito Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Pato Branco e Itapejara do Oeste.

No dia 24, no município de Itapejara do Oeste, foram apreendidas 143 aves, dentre elas araras, papagaios, tucanos e gralhas azuis, que eram mantidas em cativeiro. Nessa mesma residência também foram apreendidas 04 espingardas. Duas pessoas foram presas. No dia 27 seguiram várias ações policiais.

Em Pato Branco equipes prenderam um homem por manter em cativeiro três papagaios (amazona aestiva). Em Cascavel e Santa Tereza do Oeste foram apreendidas três espingardas calibre 36 e munições. Dois foram presos. Em Lindoeste houve a apreensão de mais duas espingardas de calibre 32 e vasta munição. Uma pessoa presa.

E em Foz do Iguaçu foi preso e conduzido à Polícia Federal um homem que mantinha quase 10 mil baterias de celulares, 1.488 quilogramas de fios de cobre e mais de 5 mil baterias de veículos automotores armazenadas de forma irregular. Tudo isso estava dentro de um galpão. Além do crime ambiental, pois foi constatado vazamento de ácido no solo, ele também responderá por contrabando.

Somente nessa Etapa da Operação nove armas que seriam utilizadas para Caça saíram de circulação e sete pessoas foram presas.

A Polícia Militar Ambiental informa que mais etapas dessa operação ocorrerão, e que as ações serão cada vez mais frequentes. Além disso, a PM lembra acerca da importância das denúncias, e por isso pede que a população contribua com informações que auxiliem no combate aos crimes contra o Meio Ambiente, o que pode ser feito de forma anônima pelo número 45-3527-2424.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Policia Ambiental





Fonte:

Veja também: