Quinta, 06 de março de 2014 às 08:33

Mais de 190 mil devem declarar Imposto de Renda no oeste e sudoeste do Paraná

Entrega das declarações começa nesta quinta-feira (6), em todo o país



Começa na quinta-feira (6), em todo o Brasil, o período de entrega das declarações do Imposto de Renda (IR) ano base 2013. Em Cascavel, no oeste do Paraná, cerca de 54,7 mil contribuintes devem enviar os dados para a Receita Federal. Em Foz do Iguaçu, são pelo menos 44,4 mil. De acordo com a Receita, somados todos os municípios das regiões oeste e sudoeste do Paraná, são 191,4 mil pessoas que devem acertas as contas com o fisco. O prazo termina no dia 30 de abril.
Há pelo menos seis situações em que a declaração é obrigatória, mas a maioria dos contribuintes se enquadra nos casos de quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 ao longo do último ano.
As modalidades de entrega são as mesmas de 2013: simplificada ou completa. A principal diferença entre elas é o valor da dedução. Na simplificada, é possível deduzir no máximo R$ 15.197,02. "Quando a pessoa preenche a declaração pela internet, o próprio sistema já indica qual é a modalidade mais vantajosa para cada para o contribuinte", diz o auditor fiscal da Receita Federal de Foz do Iguaçu, Ivair Hoffmann.

Neste ano, não será mais permitida a entrega do Imposto de Renda via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, como aconteceu até 2013. As declarações devem ser enviadas pela internet. É possível usar um aplicativo para enviar a declaração por meio de tablets e smartphones.
"As pessoas devem estar atentas a todos os detalhes para não enviar informações erradas. A cada ano a Receita aumenta a capacidade de cruzamento de dados e isso pode levar mais contribuintes a caírem na malha fina", afirma Paulo Bini, delegado da Receita Federal de Cascavel.


Fonte: Oparana

Fonte:

Veja também: