Quarta, 26 de março de 2014 às 10:52

Outono com início chuvoso e risco de geadas em abril

A estação intermediária, entre calor e frio, encerra no dia 21 de junho, às 02h04



Com informações de O Paraná e Simepar

A estação do Outono chegou na última quinta-feira (20) e iniciou chuvoso e com temperaturas amenas em toda a região. E essa deve ser a previsão para os próximos meses. Isso é o que indica o Simepar. Segundo o sistema meteorológico, a estação será mais chuvosa e as geadas chegam a partir da segunda quinzena de abril em algumas regiões do Estado. Para o Oeste, em cidades como Toledo, Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Palotina, Foz e Marechal Cândido Rondon, a previsão indica que elas virão a partir de maio.
A estação intermediária, entre calor e frio, encerra no dia 21 de junho, às 02h04. Na previsão geral para o Paraná, o outono tem como característica a grande variabilidade das chuvas durante os meses da estação (climatologicamente chove mais no mês de maio em comparação a abril e junho). Em termos da distribuição espacial das chuvas, nas regiões Sudoeste e Oeste são registrados os maiores valores, enquanto no Norte paranaense acontecem os menores índices.
De acordo com o Simepar, a partir da segunda quinzena de abril, o risco climático de geadas aumenta nas regiões mais altas do Estado (Palmas, Guarapuava e Inácio Martins). Em maio e junho o risco abrange todas as regiões do Paraná. Recomenda-se aos usuários acompanharem as previsões de tempo diárias (entre 24h a 72h) sobre a possibilidade de ocorrência de geadas. Ocorrência de nevoeiros também é típica da estação e sua intensidade e duração está diretamente associada ao padrão de tempo predominante na região.

Fonte:

Veja também: