Segunda, 31 de março de 2014 às 08:07

Conselho de Desenvolvimento Rural realizou reunião de avaliação e planejamento para 2014

Esta é a primeira reunião do ano de 2014



O Conselho de Desenvolvimento Rural do município de Nova Prata do Iguaçu esteve reunido na quarta-feira (26/03), em reunião com o prefeito Adroaldo Hoffelder, o Sassá, vice-prefeito Ivo Oscar Schneider, vereadores, Airton Pasqualon e Sérgio Faust, presidente do Conselho Valdir de Assunpção, secretario de agricultura Armando Figueredo e representante da Emater Rafael Cavalieri.
Esta é a primeira reunião do ano de 2014, onde todo o conselho se reuniu para tratar de vários assuntos referentes à agricultura. Na pauta foram avaliados os trabalhos do ano passado e planejado as ações para o ano de 2014, como o acompanhamento nas associações, patrulhas rurais, programa máquina na propriedade, cursos de qualificação profissional dos agricultores e assuntos gerais de interesse da agricultura do município.
O presidente do Conselho Valdir abriu o encontro e deu as boas vindas às autoridades e aos membros do conselho para esta primeira reunião de trabalho do ano. Na ocasião do encontro o prefeito Sassá fez uma avaliação do primeiro ano de trabalho da administração e destacou o trabalho realizado pelo Programa Máquina na Propriedade, que mesmo ter começado quase no final do ano passado já atendeu mais de 300 famílias, com o trator de esteira, carregadeira e retroescavadeira. Fora do programa foi feito mais de 60 açudes gratuitos aos agricultores.
O prefeito Sassá anunciou a terceirização de um trator e um terraciador com subsidio do município de 50%. Também foi lançada a chamada pública de Assistência Técnica com ênfase na sustentabilidade, onde o zootecnista da Emater explicou como acontecerá o processo de 200 propriedades assistidas na área rural, divididas em 10 grupos. Essas famílias participarão durante três anos do processo de assistência técnica, contando com visitas nas propriedades, dias de campo, excursões, reuniões técnicas e práticas, entre outras ações. Até o final de abril todas as famílias deverão ser selecionadas e já começarão a receber a visita dos técnicos. O objetivo principal da chamada pública é ajudar cada família a elaborar seu plano de vida e, na medida do possível, executá-lo, bem como fazer os planos de grupo, fortalecendo-os cada vez mais.
O membro do conselho Geraldo Vieira destacou a importância do Programa Maquina na Propriedade, "o programa é ótimo para nós agricultores, além de termos uma economia nas horas máquinas, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos é muito boa. A administração esta de parabéns em realizar esta ação, agora com o trator e o terraciador vamos ter a oportunidade de melhorar as bases larga".

Fonte:

Veja também: