Segunda, 30 de maio de 2016 às 14:34

Febre Aftosa: Ainda faltam 30% dos produtores comprovarem a vacinação

Redação

O prazo para comprovação da vacina contra febre aftosa no rebanho do Paraná termina amanha terça-feira. Em Capitão ainda faltam aproximadamente 30% dos produtores comprovarem a vacinação de seus rebanhos, como comenta o técnico agrícola Alex Alves da Unidade Agropecuária de Capitão.

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando previstas em legislação estadual.


Quem não comprovar a vacinação, de acordo com a legislação, está sujeito a multa. O estado é livre de febre aftosa com vacinação. O último caso da doença foi registrado em 2006.


É Importante ressaltar que durante a campanha de vacinação, o transporte de bovinos e búfalos até 24 meses somente será autorizado após a realização da vacinação e da comprovação, tendo que aguardar o prazo previsto para movimentação, após a aplicação da vacina. O Transporte de animais somente deve ser realizado com a GTA - Guia de Trânsito Animal. A GTA deve ser retirada para toda movimentação de animais (entrada e saída da propriedade), mesmo quando realizada dentro do mesmo município e entre vizinhos.





Ouça a reportagem completa de Roberto Pereira





Fonte:

Veja também: