Quarta, 15 de junho de 2016 às 14:24

Rede de ensino municipal de Capitão adere ao projeto PROERD


O município de Capitão Leônidas Marques através das Escolas Municipais está inserido no Proerd um programa de grande destaque no Estado do Paraná.
O PROERD é um programa educacional de resistência às drogas e à violência desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Secretaria de Educação, a fim de prevenir o uso indevido de drogas entre jovem. O PROERD é um programa educativo, preventivo e estratégico composto de 17 lições ministradas a crianças de 9 a 12 anos, ao longo de um semestre letivo, sendo uma aula semanal.

As aulas ensinam as crianças a reforçar a auto-estima; lidar com as tensões, resistir às pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver a civilidade.

Ao final do programa serão entregues diplomas aos alunos participantes, em solenidade de formatura.
O instrutor PROERD é acima de tudo voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional, ética e moral. Deve possuir auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho da educação infantil.

Tem treinamento específico com profissionais nas áreas de saúde, educação, medicina, psicologia e legislação, em um curso de especialização com duração de 80 horas/aula.
As escolas, assim como as famílias, são essenciais para o bom desenvolvimento do PROERD.

Num trabalho conjunto (Escola, Família e Polícia Militar), o PROERD, que não invalida qualquer outro programa de prevenção dirigido aos jovens, depende também de uma parceria indispensável da comunidade.
Em Capitão L. Marques, o Proerd iniciou na terça-feira (14) na rede municipal de ensino municipal com alunos das 5° series.
O Cabo Paulo Batista vai trabalhar como instrutor do programa em Capitão.

O aluno Eduardo que já assistiu sua primeira aula do Proerd, faz sua avaliação.
Pesquisas científicas no mundo inteiro, realizadas por órgãos de renome, comprovam a eficiência do PROERD, que é constantemente atualizado e adequado à realidade de cada país, o que determina o seu elevado índice de aceitação pela comunidade, sendo um importante elo de aproximação e ligações entre a escola, a família e a polícia.
Isto faz com que tenhamos cada vez mais sucesso na busca de uma sociedade livre das drogas e da violência.

Nas fotos o cabo com alunos da Escola Laurindo Parmigiani.

 

Fonte: Redação

Veja também: