Capitão Leônidas Marques, está nessa área de índice critico de incêndio.
O coordenador da Defesa Civil de Capitão, Agente Adilson Simonetti ressalta que, as incidências tem aumentado e muito em nosso município, o agente alertam a população para que contribua com o trabalho de prevenção de incêndios e que tenha muita atenção com o manejo do fogo.
Historicamente, segundo o Corpo de Bombeiros, os meses de julho e agosto são os de maior incidência. Por isso, segundo o Corpo de Bombeiros, é importante a realização de campanhas preventivas e a conscientização da população. Entre as medidas que podem ser tomadas estão à limpeza do mato, cuidado com o uso de produtos inflamáveis, retirada de ramos da vegetação, não soltar balões, fazer fogueiras ou jogar bitucas de cigarro e lixo em local inadequado.
O IAP e a Polícia Ambiental lembram que provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização e o conhecimento de órgãos ambientais competentes é crime ambiental.
Uma garrafa jogada no mato, com a ação do sol, pode funcionar como lupa e atear fogo na vegetação.
Para tratar do assunto, o Governo do Paraná também formou um grupo técnico para elaborar uma série de estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais nas 68 unidades estaduais de conservação do Estado.
Fonte: