Dois técnicos da Defesa Civil também se deslocaram até Salto do Lontra para orientar a prefeitura na elaboração do Plano Detalhado de Resposta e da documentação necessária para a decretação de situação de emergência, que possibilita o auxílio dos governos estadual e federal. A presença dos técnicos agilisa o auxílio ao município, afirmou o coordenador executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Edemilson de Barros.
“Com a experiência da equipe da Defesa Civil, o município ganha até uma semana no processo de documentação para o reconhecimento de situação de emergência. Em um dia, nossos técnicos já reuniram os documentos necessários e o decreto deve ser liberado ainda nesta sexta-feira”, disse o tenente-coronel Barros, coordenador executivo da Defesa Civil. “Estamos acompanhando os municípios desde o início das ocorrências pelas 15 regionais da Defesa Civil e pela Central de Gestão de Desastres, em Curitiba. Mas a presença dos técnicos no município permite que tenhamos um panorama mais detalhado para a assistência humanitária”, explicou.
As informações atualizadas indicam que o temporal, com vendaval e granizo, afetou 35.239, deixou 15 pessoas feridas, três desabrigadas e 875 desalojadas. Foram danificadas 7.815 residências.
Fonte: AEN