De acordo com o delegado de Ampére, Fernando Zamonner, a polícia passou a investigar o desvio da carga a partir do registro de assalto feito pelo motorista de uma transportadora. O homem procurou a Polícia Militar de Dois Vizinhos informando que o caminhão com a carga de açúcar foi roubado na cidade de Lindoeste. Segundo ele, homens encapuzados teriam feito abordagem no pátio de um posto de combustível e o deixaram, depois de algumas horas, na PR-281, próximo a Dois Vizinhos.
A versão, no entanto não convenceu os policiais militares, que iniciaram diligências e descobriram que a carga tinha sido desviada e vendida pelo motorista para uma empresa de Ampére, no Sudoeste do Estado. O crime foi confirmado com a localização da carga (37 toneladas) no barracão da empresa que fica na PR-481, a acerca de dois quilômetros da cidade.
Os proprietários (dois empresários) foram presos em flagrante e autuados por receptação qualificada, uma vez que no exercício da atividade profissional, adquiriram e mantinham estocado produto de crime. No interrogatório, ambos preferiram se manter em silêncio e foram encaminhados ao setor de carceragem temporário da Delegacia de Realeza, onde encontram-se a disposição da justiça. Quanto ao motorista da transportadora, foi indiciado no inquérito policial por apropriação indébita e falsa comunicação de crime. A carga desviada será restituída à transportadora.
Fonte: Rádio Ampére