Segunda, 15 de agosto de 2016 às 14:18

Presidente do STR de Capitão fala da declaração ITR que deve ser apresentado a partir de 22 de agosto


A Receita Federal começa a receber, a partir do dia 22 de agosto, a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo para a entrega final termina no dia 30 de setembro deste ano. O tributo é obrigatório e deve ser pago anualmente por todos os proprietários de imóveis rurais do país. O pagamento do imposto pode ser parcelado em até quatro vezes, desde que de forma consecutiva e que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 50. Já o tributo inferior a R$ 100 deve ser pago em uma única vez.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o contribuinte que não apresentar a declaração do imposto dentro do prazo estará sujeito a aplicação de multa de 1% ao mês-calendário. O valor será calculado sobre o total do imposto devido.
Sem o pagamento deste imposto o agricultor está vetado de alguns benefícios como por exemplo participar do plano safra e muitos outros tipos de financiamentos.
O Presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Capitão, Sr. Claudio Zeni, explica como e quando agricultores devem fazer o pagamento deste imposto.

E na próxima quinta-feira, 18, os sindicatos de todo o oeste do Paraná estarão fechados por motivo de capacitação de pessoal.

Reportagem de Wesley Soares
 

Fonte: Da Redação

Veja também: