Quarta, 30 de abril de 2014 às 13:29

Lançado Programa Atitude nas academias ao ar livre de Boa Vista

Da Assessoria



Um grande trabalho está sendo desenvolvido em Boa Vista da Aparecida através da parceria da Secretaria de Esportes e Secretaria de Saúde. Hoje o município conta com cinco academias ao ar livre, na cidade e no interior.
"Percebemos que muitas pessoas deixam de usar as academias por falta de orientação, de saber como usar os equipamentos e até mesmo sem saber fazer um alongamento. Por isso, nós do esporte, juntamente com a Saúde estamos desenvolvendo um trabalho de orientação nas academias", explica o diretor de esportes, Anderson Azevedo.
Um programa de grande sucesso desenvolvido para melhorar a qualidade de vida através da prática de exercícios é o "Programa Atitude", implantado no município desde 2009. "Hoje o Atitude é um exemplo de Educação em Saúde e busca de qualidade de vida, conta com a participação de 140 alunos da cidade, onde são realizadas duas aulas semanais no ginásio de esportes e também nas linhas do interior, tendo 80 participantes, sendo realizada uma aula semanal. O Atitude trabalha exercícios de alongamento, ginástica, musculação, além de ainda realizar caminhadas e atividades recreativas", explica a coordenadora do programa, Josteane Signorini.
Visto que o Programa Atitude já é um programa que vem dando resultados positivos na qualidade de vida da população boavistense, a administração pública ampliou o programa para que toda a população possa ter acesso a uma atividade física orientada nas academias da saúde e academias ao ar livre.

CAPACITAÇÃO PARA O PROGRAMA ATITUDE NAS ACADEMIAS
Os profissionais de educação física de Boa Vista receberam uma capacitação com o professor Itamar Ribeiro, com todo o planejamento do Programa Atitude nas academias, para que o município consiga o retorno esperado com esta iniciativa.
Foram realizados dois dias de capacitação na academia do Mercado do produtor, com aulas práticas, teóricas e principalmente de motivação. "É muito importante quando o poder público se conscientiza em trabalhar na mudança dos hábitos da sua população, tudo isso se reflete em uma saúde melhor, em uma vida melhor e até mesmo na cura da depressão", explica o palestrante Itamar Ribeiro.
Itamar Ribeiro também ensinou aos profissionais que participaram da capacitação a forma correta de utilização dos equipamentos, formas de aumentar o nível de atividade física, caminhada orientada, ginástica aeróbica e localizada, hábitos alimentares saudáveis, promoção da saúde e contribuição para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social e melhoria das condições de saúde da população.

HORÁRIOS DAS ATIVIDADES NAS ACADEMIAS
Academia Mercado do Produtor - sexta-feira das 7h30 às 9h30 e a noite das 19h às 21h
Academia Linha Hípica - quarta-feira das 7h30 às 9h30
Academias Bairro Novo Horizonte - segunda-feira das 7h30 às 9h30


LEGENDA: Profissionais da saúde e de educação física receberam capacitação do palestrante Itamar Ribeiro para a realização das atividades nas academias ao ar livre

Fonte:

Veja também: