Segunda, 29 de agosto de 2016 às 13:38

Colégios estaduais de Capitão fazem paralisação nesta terça Feira


Nesta terça-feira 30 os profissionais da educação em capitão L. Marques e demais município do estado promovem o Dia de Luto e de Luta em Defesa da Educação com atividades públicas e suspensão das atividades pedagógicas nas escolas da rede estadual. A APP-Sindicato estima que a atividade paralisará a maioria das escolas a exemplo do que acontece todos os anos. Em 30 de agosto professores e agentes educacionais relembram a repressão violenta sofrida pela categoria em 1988em frente ao Palácio Iguaçu em Curitiba. Na ocasião o então governador determinou à PM (Polícia Militar) o uso da força contra os educadores. A violência policial teve cães cavalos e agressões com bombas e cassetetes. Enquanto eram atacados os servidores entoavam o hino nacional.
Além de manter viva a memória de resistência da categoria o 30 de agosto também é utilizado para cobrar do governo o cumprimento da pauta trabalhista e educacional.
Segundo a APP-Sindicato o Governo do Paraná deve aos educadores cerca de R$ 300 milhões em progressões e promoções e até o momento não demonstrou disposição para dialogar sobre a Campanha Salarial 2016. Para agravar o governo anunciou que não fará a reposição salarial item que consta do acordo para o fim da greve de 2015.
Aqui em Capitão os Colégios estaduais também devem aderir a essa paralisação.
No Colégio Estadual Carlos Argemiro Camargo a adesão da paralisação amanhã terça-feira será quase pela totalidade com exceção da secretaria que continuará atendendo como explica o DiretorLuiz Carlos Ledur.
No Colégio Antônio de Castro Alves a adesão será maior ainda. Amanhã o colégio estará totalmente paralisado como informa o diretor Nivaldo Fontanela.
O Colégio dos Bandeirantes no Alto Alegre e no Bom Jesus haverá 100% de adesão por parte dos servidores estaduais
 

Fonte: Redação

Veja também: