Um grande contingente de Policiais cumpriu na tarde dessa quinta-feira uma ordem judicial de interdito proibitório da Justiça da Comarca de Capanema.
Os policiais forçaram os agricultores a desbloquear a entrada ao canteiro de obras da usina.
Houve confronto e vários agricultores saíram feridos e foram levados para atendimento medico. Pelo menos três pessoas acabaram detidas.
Policiais chegaram ao local informando que a justiça havia determinado a reintegração de posse da área e a saída das famílias do local.
Informações dão conta que houve confronto. A Policia disse que pedras teriam sidos arremessadas contra os mesmos que responderam com balas de borracha e gás lacrimogêneo.
A policia segue no local e o clima ainda é tenso na região.
Na segunda-feira os agricultores haviam bloqueado os dois acessos a usina Baixo Iguaçu, em Capanema e pela balsa em Capitão.
Os agricultores cobram que o Consorcio Baixo Iguaçu indenize com valores condizentes as famílias cujas terras foram e serão afetadas com construção da obra.
Nas ultimas semanas, 3 reuniões foram canceladas.
A usina terá impacto direto sobre cinco municípios: Nova Prata do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Capanema, Planalto e Realeza. O problema é que desde 2013 e o consórcio energético ainda não chegaram a um acordo sobre o valor da indenização das terras.
Fotos de populares e Click3
Fonte: Redação