Quarta, 28 de setembro de 2016 às 11:08

Prazo para entrega do ITR termina nesta sexta. Em Capitão quase todos entregaram


A Receita Federal do Brasil  alerta os produtores rurais para o fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). A data final é 30 de setembro, próxima sexta-feira. Segundo a Receita Federal, os produtores rurais precisam ficar atentos ao prazo e realizar a declaração com base em documentos que possam confirmar as informações prestadas.
O último dado divulgado pelo órgão no Paraná, é de que até o dia 25 de setembro foram recebidas 354 mil declarações e a expectativa é que sejam entregues aproximadamente 510 mil declarações.
Em Capitão Leônidas Marques, o numero é  satisfatório, a marca já chega perto dos 100% das declarações, mas vale ressaltar que este é um imposto obrigatório, e que a declaração é um dos mais importantes documentos dos agricultores, como comente Claudio Zeni presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Capitão.
Entrevista. 2 min
Estão isentos do ITR os imóveis rurais de propriedade de União, Estados e municípios; de autarquias e fundações ligadas a instituições públicas; e de instituições de educação e assistência social, desde que não tenham fins lucrativos. Terras ocupadas por comunidades indígenas também são isentas. Quem não fizer a declaração dentro do prazo vai ter que pagar uma multa, de no mínimo R$ 50,00. Vale Lembrar que o pagamento do tributo é calculado de acordo com o tamanho da propriedade e o grau de utilização da área. Quanto maior a área, maior o imposto a ser pago, porém quanto mais área utilizada por atividades agrícolas e agropecuárias menor o valor pago.
Quem não declarar ou não paga o ITR não consegue vender o terreno rural nem obter financiamentos.
 
Ouça a reportagem de Wesley Soares
 

Fonte: Da Redaçao

Veja também: