Terça, 18 de outubro de 2016 às 13:38

Paraná registra 10 novos casos de câncer de mama por dia. Em Capitão as mulheres são encaminhadas para exames em Cascavel


O Paraná deve ser um dos estados que mais registrará novos casos de câncer de mama em 2016. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Estado deve registrar neste ano aproximadamente 3.730 novos casos da doença, o que dá uma média de aproximadamente 10 diagnósticos por dia. A estimativa deste ano é superior ao do ano passado, quando o Inca previa 3.490 novos casos da doença no Estado.  E este mês, vale lembrar, é o Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama.
 
 Em Capitão L. Marques as mulheres são encaminhadas pela Secretaria de Saúde para o UOPECCAN Hospital  do Cancer  ou Ceonc - Centro de Oncologia  ambos   em Cascavel, como explica a enfermeira Barbara Marca.
 

Com todos esses fatores colaborando para a profusão do câncer de mama entre as mulheres do Paraná, a prevenção torna-se ainda mais importante. É que 95% dos casos diagnosticados precocemente evoluem para cura com tratamento adequado. O estado ainda conta com uma boa estrutura de prevenção, com 144 mamógrafos em uso no SUS, distribuídos nas 22 regionais de saúde. Somente em 2015, por exemplo, foram realizadas 336.396 mamografias no Paraná, metade dos exames envolvendo o grupo prioritário, de mulheres com idade entre 50 e 69 anos.


 
 
 

Fonte: Da Redação e AEN

Veja também: