Quarta, 09 de novembro de 2016 às 10:52

Tempo quente aumenta casos de acidentes com animais peçonhentos


Com a proximidade do verão, não são apenas os termômetros que registram altas. Nesta época do ano, cresce também uma antiga preocupação da população: a “invasão” de animais peçonhentos. Como algumas espécies se reproduzem neste período, os acidentes domésticos se tornam cada vez mais comuns – e, em alguns casos, as picadas podem ser fatais.
A presença de bichos aumenta em torno de 20% já na temporada que antecede o verão. O início da primavera, o consequente aumento da temperatura e o período de acasalamento são as principais explicações para essa realidade.
Embora não sejam presas de aranhas, escorpiões e cobras, seres humanos podem ser vistos como ameaças por animais peçonhentos – e aí as picadas tornam-se praticamente inevitáveis, sobretudo quando tais bichos se sentem ameaçados.
Para evitar a aparição dos bichos na vizinhança e em casa, as recomendações básicas ainda são as mais eficazes. O ideal é manter o local limpo e com organização constante, não acumulando lixos e entulhos. Também é importante colocar barreiras físicas, como rodinhos, embaixo das portas e rebocar os muros.
O perigo para o ser humano realmente existe, já que, em média, a cada mil pessoas picadas, uma morre. Mas além da necessidade de preservação, matar uma cobra é crime ambiental, já que elas são animais silvestres. Quem encontrar uma cobra deve chamar o Corpo de Bombeiros 193.

 

Fonte: Da Redaçao

Veja também: