O programa funciona assim: são avaliados dez quesitos técnicos dessas equipes ao longo do ano, como atendimento humanizado, resolutividade, pontualidade entre outros. Os grupos de atendimento são formados por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e por ACFs (Agentes Comunitários de Saúde da Família).
Ao longo do ano os profissionais de saúde foram avaliados pela população atendida, com apoio de um instituto de pesquisa, sobre cada quesito. Além de ajudar a melhorar o atendimento, ele ajuda a estimular os profissionais de saúde. Serão entregues dez troféus e premiação em dinheiro aos finalistas que concorreram nas categorias: Acolhimento e Humanização no Atendimento; Cumprimento de Metas; Inovação de Processos e Estratégias; Organização do Ambiente; Educação Permanente; Programa Bolsa Família; Visita Domiciliar, Resolutividade, Vínculo dos Profissionais e Relações no Trabalho e ESF Destaque.
O prêmio é uma ideia do prefeito do Município, Ivar Barea. O nome ao prêmio foi uma homenagem ao ex-prefeito da cidade, conhecido por sua dedicação intensa à saúde dos munícipes de Capitão Leônidas Marques. Consolidado e com resultados impressionantes, o prêmio certamente continuará a ser realizado por muitos anos.
Fonte: Assessoria