Nesta etapa estão sendo vacinados os animais de todas as idadesdevendo atingir mais de nove milhões de cabeças que é o rebanho de bovinos e bubalinos previsto no Estado.
A estratégia da Adapar é atingir um índice de vacinação acima de 95 por cento do rebanho.
Quem não vacinar ou não comprovar a vacinação vai ser multado de acordo com o número de cabeças não vacinadasmas com um valor mínimo de 10 a Unidade Padrão Fiscal do Estado que equivale a 91 reais e 57 centavos cada uma.
Quem tem até 10 cabeças de gado e não vacinar ou não comprovar a vacinação no período recomendado vai ser multado em 915 reais e 70 centavos.
Acima de 10 cabeças vai incidir o valor mínimo da multa mais uma Unidade Padrão Fiscal por cabeça não vacinada. Nenhuma movimentação animal vai ser permitida sem a vacinação ou comprovação da vacinação. A exceção vai ser para os animais para abate e os produtores têm 60 dias para envio dos animais para o abate após campanha.
Na Microrregião de Capitão que compreende os municípios de Capitão Leônidas MarquesBoa Vista da Aparecida e Santa Luciasão 75.385 animais que devem ser vacinados.
Deste total43.391 já foram comprovadas vacinas até a manha desta quarta-feira.
O Medico Veterinário da Adapar de Capitão, Fernando Nascimento, confirma estes números e também ressalta a importância da regularização das vacinas:
E lembramos aos agricultores que não basta somente vacinar tem que comprovar a vacinação pois mesmo com o rebanho vacinado e sem comprovação o pecuarista pode receber multa igual.
Fonte: Da Redaçao