Atual alternância entre dias de chuva e calor tem criado um ambiente perfeito para o acúmulo de água parada, o que demanda um cuidado ainda maior da população.
A secretaria de Saúde de Capitão Ivone Bortolace, cita os cuidados necessários para a não proliferação do mosquito, e vale lembrar que em 2011 o município passou por situação de epidemia, o que se repetiu neste ano de 2016:
A doença ocorre a partir da picada da fêmea do mosquito. De 8 a 12 dias após ter sugado sangue de pessoa contaminada, o mosquito está apto a transmitir a doença. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, conjuntivite e dor nas articulações Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
Outros sintomas:
- Dor de cabeça e nos olhos;
- Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
- Dor nos músculos e nas juntas;
- Manchas avermelhadas por todo o corpo;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Fonte: Da Redaçao