Quarta, 04 de junho de 2014 às 13:29

Defesa Civil de Nova Prata apresenta Plano de Contingência

Assessoria



A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município de Nova Prata do Iguaçu.
A principal atribuição da Defesa Civil é conhecer, identificar e reduzir os riscos de desastres no município. De acordo com o Plano de Contingência da Defesa Civil, lançado nesta terça-feira, 03 de junho de 2014, onde foram expostas várias ações preventivas, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, todas com a ampla participação da comunidade.
Os principais pontos com mais dificuldades no município é na baixa região das comunidades de Barra do Quieto, Vila Salete, Colônia Nova, Nova Vitória e Salto Caxias (próximas aos rios Iguaçu, Cotegipe e Quieto), onde em períodos chuvosos as águas sobem rapidamente danificam pontes, estradas e lavouras. Uma grande preocupação da Defesa Civil Municipal é com a construção da Usina do Baixo Iguaçu, a qual irá aumentar ainda mais os alagamentos, já que os níveis destes rios ficaram maior e a capacidade de absorção dos solos diminuirão.
O Plano de Contingência foi elaborado para ser utilizado em cenário de risco; facilitando assim as atividades de preparação; otimizando as atividades de resposta; bem como solicitar recursos quando necessário na Defesa Civil Estadual e Nacional para custear os prejuízos causados pelos sinistros naturais.
A reunião de apresentação do plano aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde contou com a presença do comandante do 3º SubGrupamento de Bombeiros Independentes de Francisco Beltrão, Major Norton Alexandre Kapp, Sargento Gross, comandante da PM do município, Cabo Ticiani, soldados da Policia Militar, Zatta e Stefansk, do Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos, Tenente Ribas, Cabo Adilson, Vice-prefeito Ivo Oscar Schneider, Vereadores Sérgio Faust e Airton Pasqualon, Coordenador Municipal Antônio Maziero, funcionários públicos e população em geral.
Os responsáveis pela elaboração do Plano de Contingência foi o Secretário de Agricultura, Armando Figueredo, Diretor da Agricultura Familiar, Valdir de Assunpção e o Engenheiro Agrônomo e Vereador Sérgio Faust.

Fonte:

Veja também: