Eles estiveram na sessão da Câmara de Vereadores na noite de sexta-feira (17).
O Secretário Perique explica que a respeito de cheques de pagamentos que demoraram em serem pagos.
O vereador Sergio Tristone afirmou ter ficando satisfeito com as informações que foram prestadas.
O ex-prefeito Ivar Barea também já fora da sessão falou que havia deixado dinheiro em caixa para saldar os valores com os credores.
Na sessão também foram aprovados duas indicações:
Na indicação 30, o vereador Edelano Rohers pede ao executivo Municipal que com a construção do asfalto na Rua Paissandu seja encontrado uma solução para o escoamento da água que fica depositada na altura do lote 197, em frente a casa do Sr. Nezeu Giraldi, e a manutenção do bueiro localizado na esquina da Rua Paissandu com a Rua Miguel Ângelo Previdel. Ele justificou que é uma reivindicação dos moradores da Rua Paissandu, que tem enfrentado problemas com a água e o barro que ficam depositados na rua em frente as suas casas nos dias de chuva, diante do desnível da rua, a falta de escoamento da água, e a boca de lobo obstruída na esquina da Rua Paissandu com a Rua Miguel Ângelo Previdel. Sugere a instalação de tubulação (aproximadamente 30 metros) e duas “bocas de lobo” ou o nivelamento do asfalto com o meio fio.
Na indicação 31 a vereadora Neuza Stulp solicita da administração que através da Secretaria Municipal de Saúde, peça ao Provopar Estadual kits de enxovais para gestantes vinculadas ao programa Família Paranaense,bem como, solicite a Assistência Social que realize cadastro junto ao Provopar para que o Município participe do Programa Natal Encantado, Campanha do Agasalho Espelhe Calor e da distribuição de alimentos.
A vereadora justifica
O Projeto "Bebê do Paraná" é uma proposta de ação integrada entre o Provopar e a Secretaria de Saúde, na mobilização para a gestação responsável. Com isso, propõe a aquisição e distribuição de kits de enxoval para mães pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social inseridas na rede Mãe Paranaense. O kit é formado por bolsa, trocador para recém nascido, 2 cueiros flanelados, 1 toalha com capuz, 1 cobertor, 1 macacão, 2 pares de meias, 2 “mijões sem pé”, 2 macacãozinhos com manga longa, kit saída maternidade, 1 par de luvas, 1 touca, 1 macacão e 1 manta. O Programa Natal Encantado é uma parceria entre a Provopar Estadual e a Secretária da Família e Desenvolvimento Social, que tem por objetivo levar cidadania e cultura para mais de 150 mil pessoas por ano em diversas cidades do Paraná, através da apresentação de espetáculos natalinos em praça pública. Uma estrutura móvel composta por duas carretas iluminadas servem como palco para os espetáculos e para a chegada do Papai Noel, que entrega presentes para as crianças ao final do evento. A Campanha do Agasalho Espalhe Calor tem por objetivo atender com a entrega de roupas, agasalhos e cobertores, às famílias em situação de vulnerabilidade social em todo Paraná, especialmente nos municípios de baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, localizados nas regiões mais frias do estado, o chamado “corredor do frio”. Para receber as doações às famílias devem estar cadastradas nos programas sociais do município em que residem. Toda captação, arrecadação e doações são entregues em eventos e divulgadas nos diversos meios de comunicação, para conferir a transparência da campanha, que envolve não só o Provopar Estadual, mas empresas parceiras e a sociedade em geral. A Campanha Espalhe Calor, que em suas cinco edições atendeu em média 180 municípios/ano, com a distribuição de 805,5 mil cobertores para 414,3 mil famílias em vulnerabilidade social, além de 2,5 milhões de peças de roupas, agasalhos e calçados, e 8,4 mil colchões. Ano a ano a campanha vem crescendo e, em 2015 bateu recordes de famílias e municípios atendidos.
Fonte: Da Redação