Terça, 16 de maio de 2017 às 11:51

Instituto Ambiental do Paraná se reúne com agricultores atingidos pela construção de UHE Baixo Iguaçu.


Os atingidos pela construção da UHE Baixo Iguaçu, se reuniram na manha desta terça-feira, 16, no salão da comunidade de Linha Hortelã no município de Capitão Leônidas Marques em uma reunião com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP.
Os agricultores de Capitão e Capanema, juntamente com o Movimento dos Atingidos Por Barragens – MAB, servidores do IAP, alem da SEAB, COPEL, Ministerio e Defensoria se reuniram para debater sobre o reassentamento coletivo das famílias.
Muitas famílias já aceitaram a carta de credito do consorcio responsável pela construção, mas, muitos agricultores preferem o reassentamento coletivo. Mas para isso ser formulado o IAP, a partir de agora vai acompanhar todo o trabalho para que isso seja feito da forma mais rápida e correta possível.
Para que isso seja feito o instituto recebeu 3 listas de solicitações, uma delas da Defensoria Publica do Paraná com 57 famílias, outra do MAB com 47 famílias além de uma do Ministério Publico Do Paraná com outras 30.
Diante dos fatos, a socióloga do IAP de Francisco Beltrão Noeme Morreira de Oliveira, relata os objetivos principais da reunião.
O agricultor Jardel Ortolã, comenta que a visita da socióloga foi muito importante para as negociações entre empresa e agricultores.
Uma equipe da Assistência Social e Cultura de Capitão Leônidas Marques esteve presente na reunião, pois segundo a Secretária Sandra Pavan, a partir de agora, a assistência social do município, também vai acompanhar parte dos trabalhos.
 

Fonte: Redação

Veja também: