Quinta, 19 de dezembro de 2013 às 11:06

Deputado Luersen cobra investimento em atendimentos ortopédicos no PR

De acordo com ele, a situação é preocupante



O deputado estadual Nelson Luersen, que foi integrante da CPI dos Leitos do SUS (Sistema Único de Saúde), cobrou do governo do Estado a agilização do atendimento à circurgias ortopédicas. De acordo com ele, a situação é preocupante porque existem muitos pacientes esperando cirurgias de prótese de quadril, prótese de joelho e cirugias de coluna. "Temos visto muitas pessoas que vêm do interior até Curitiba para fazer consulta, retornam aos seus Municípios e ficam no aguardo dessas cirurgias que não acontecem. É uma situação preocupante. Acho que está na hora, está passando da hora de o Sistema Único de Saúde, de o Governo Federal, de o nosso Secretário da Saúde do Estado do Paraná, juntamente com todos os setores de saúde do nosso Estado, tomarem uma medida, acharem uma solução, acharem uma saída! Precisamos resolver essa questão", afirmou Luersen.

O parlamentar destacou que por onde passa, no Oeste e no Sudoeste do Paraná, escuta a reclamação da população sobre a falta de ortopedistas e da falta de cirurgias. "Acho que é uma questão que preocupa muito o povo do nosso Estado, é uma questão que preocupa todos nós e é uma questão eu precisamos resolver. Precisamos imediatamente tomar uma medida: uma medida drástica, uma medida rápida, ágil e que resolva essa situação. Não dá para continuar empurrando com a barriga, não dá para continuar o cidadão saindo lá de São Miguel do Iguaçu, saindo lá de Planalto, lá de Realeza, ou esteja ele onde estiver, vindo à capital encaminhado para consulta, sem resposta", argumentou. De acordo com Luersen, muitas pessoas correm o risco de ter deficiências físicas permanentes por conta da falta de tratamento.

Regionais de Saúde - Luersen lembrou ainda que existem muitas cirurgias eletivas reprimidas. Pessoas que estariam há anos esperando por uma cirurgia simples de vesícula, de catarata, de hérnia, cirurgias que podiam ser resolvidas nas regionais de saúde, nos hospitais, nos pequenos hospitais, desde que houvesse um cirurgião e um anestesista. "Muitas vezes o cidadão vem para a região metropolitana de Curitiba, causando transtorno, trazendo despesas para os Municípios, porque leva, traz, leva o cidadão até a pensão. Essas cirurgias poderiam, sim, ser resolvidas lá na região. Então, eu pediria ao nosso Secretário da Saúde que olhasse com carinho, consultasse, trabalhasse junto ao SUS, para que pudéssemos aumentar a verba nesse setor tão importante", lembrou Nelson Luersen.


Fonte:

Veja também: