Segunda, 07 de agosto de 2017 às 11:53

Capitão faz parte da agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


Chega a Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (4), a agenda de debates dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos 54 municípios do Oeste do Paraná. A iniciativa reúne Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e prefeituras. As instituições estão mapeando a adesão, dificuldades e outras questões referentes à futura implantação dos ODS na região. O encontro será na Fundação Cultural, das 8h às 12h.

O trabalho é dividido por microrregiões e cidades-núcleos. Durante os encontros, Itaipu, FPTI e Pnud compartilham informações sobre os ODS e fazem apontamentos para ajudar os municípios a construir em parceria uma plataforma de indicadores dos ODS. O desafio da ONU é que até 2030 os países estejam preparados para enfrentar os principais problemas que afetam a humanidade, como as mudanças climáticas, a contaminação dos ecossistemas, a fome, a miséria e o esgotamento das fontes de água potável, entre outros.

Histórico dos encontros

A primeira microrregião a receber o encontro nesta semana foi Rondon, com a participação de nove municípios na primeira rodada de conversas: Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu.

A microrregião de Assis Chateaubriand reuniu representantes do próprio município e de cidades como Anahy, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Guaíra, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Palotina, Terra Roxa, Tupãssi e Ubiratã. Em Assis, o prefeito Marcel Henrique Micheletto, foi anfitrião.

Demais cidades

Na segunda-feira (7), Medianeira recebe, na Associação Comercial, representantes de Diamante D’Oeste, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.

Na terça-feira (8), o tema ODS chega a Cascavel para debate na Associação Comercial. Participam representantes de Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Teresa do Oeste e Três Barras do Paraná. A primeira rodada termina no dia 9, na Associação Comercial de Toledo.

Fonte: Setor Energético

Veja também: