Terça, 08 de agosto de 2017 às 15:13

Ciclo de palestras reunirá universidades e ProCaxias para abordar a piscicultura na região dos lagos


Consórcio ProCaxias, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Nova Prata, promoverão na próxima sexta-feira, a partir das 14hs, na Associação dos Funcionários  Públicos de Nova Prata do Iguaçu, um ciclo de palestras com professores de universidades, na Associação dos Funcionários Públicos. O encontro “Definição de prioridades na piscicultura da região do Baixo Rio Iguaçu”, abordará assuntos e planejamentos, proferidos por professores e especialistas que também vão falar sobre o crescimento da piscicultura, as condições de produção e venda, entre outros pontos.

A partir das 14hs, haverá abertura e apresentação “Histórico da piscicultura no Pró-Caxias e seus desafios”, proferida pelo professor Dr. Aldi Feiden, da Unioeste, que conhece as ações já realizadas pelo ProCaxias e faz parte de projetos do Consórcio voltados ao meio ambiente e a piscicultura.

Em seguida, a palestra “Situação da piscicultura e industrialização do pescado no Oeste do Paraná, com o professor, Me. Antônio Chidichima, da  FAG de Toledo.

 Depois, mais uma palestra, “Definições de prioridades para a cadeia produtiva da tilápia no Baixo Iguaçu”, com o professor,  Me. Manoel Ramos, do ISEPE/Rondon.

E por último, “Intensificação da produção em viveiros escavados e geração de efluentes”, com o professor, Me. Anderson Coldebela – IFPR.

O encontro vai contar com a participação de prefeitos, representantes de cooperativas e associação, lideranças e também produtores de peixe dos municípios do ProCaxias e do Baixo Iguaçu.

O Consórcio Público dos Municípios do ProCaxias vem trabalhado há anos, em parceria com a Unioeste, associações, cooperativas e psicultores sobre a questão da produção de peixes na região dos lagos de Salto Caxias. A piscicultura tornou-se um meio alternativo, rentável e de crescimento constante.

O Consórcio realizou no mês de julho, um encontro em Três Barras do Paraná, em que reuniu lideranças regionais, prefeitos, associações, piscicultores e Unioeste com o intuito de elaborar novos projetos que alavanquem ainda o setor, como também aproveitar as condições de estrutura e território.

A patrulha de escavadeira de açudes do ProCaxias vem realizando um grande trabalho na escavação de tanques de terra para produtores, o que já proporcionou um avanço de produção nos nove municípios integrados. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja também: