Segunda, 14 de agosto de 2017 às 11:58

Servidores da rede municipal de ensino de Boa Vista participam de mais uma capacitação


Nesta quinta-feira (10), todas as escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista da Aparecida não tiveram aulas. Tanto os professores quanto os demais funcionários estiveram na Escola Municipal Duque de Caxias em uma capacitação de formação docente em conhecimento, área nutricional, de higiene e limpeza.

A Secretaria de Educação vem promovendo esses encontros para os profissionais do setor para que a educação no município se desenvolva cada vez mais, proporcionando melhor qualidade de ensino aos alunos, e com a intenção exclusiva de trabalhar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Marilei dos Santos, coordenadora do ensino fundamental das séries iniciais, explica que essa é uma capacitação de conhecimento que a Secretaria de Educação está propondo para todos os seus educadores, tendo percebido a importância de rememorar as leis que norteiam a educação, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e a Constituição Federal, visto o momento de mudanças que o país enfrenta. Outro assunto importante tratado na formação é a inclusão. “Nós temos hoje nas salas de aula do ensino regular, aqueles alunos ditos especiais, e também uma das oficinas que está sendo desenvolvida no período de oito horas trata especificamente da inclusão”, conta Marilei.

Jocélia Zatta, coordenadora da educação infantil, explica que os profissionais que estão capacitando os professores são dois de Cascavel e um de Medianeira, e a contratação é uma parceria da Secretaria de Educação de Boa Vista da Aparecida com a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Ela também disse que o respaldo dos docentes está sendo ótimo. “Está havendo uma interação muito boa, muita comunicação, os professores estão tirando as suas dúvidas, perguntando. Está ótimo, muito bom, muito aproveitado”, afirma Jocélia.

Na capacitação, a nutricionista Dayane Maccari Maciel e sua equipe, Soniamar Batista e Larissa Zucco, explicaram sobre boas práticas de fabricação e ética profissional para merendeiras e zeladoras. “Foi passado de tudo um pouco para elas, desde a preparação do alimento, como elas devem preparar, como elas devem servir, como elas devem distribuir isso, a forma de armazenamento, e como guardar os alimentos da maneira correta. Na verdade, tudo sobre boas práticas”, afirma Dayane.
Segundo as servidoras que participaram da capacitação das merendeiras e zeladoras, tudo o que foi exposto ali foi válido, não só para a prática em local de trabalho, nas escolas, mas também na própria casa delas.

A nutricionista Dayane fala que o que as merendeiras e zeladoras mais comentaram que gostaram foram as práticas sobre higiene e manipulação de alimentos. “Acho que é bom a gente estar fazendo isso de vez em quando para estar reforçando, para estar lembrando elas, porque com isso vai melhorar a alimentação escolar, as crianças vão gostar mais, então acredito que é muito importante essa nossa capacitação”, conta Dayane. 
Rosenilda de Lima, zeladora, afirma que viu muitas coisas boas na formação, e que é importante que isso sempre aconteça. “Muita coisa que a gente não sabia sobre o setor de trabalho, achei muito interessante. É muito bom para nós funcionários estarmos sempre renovando o conhecimento com essas palestras, muito bom”, afirma Rosenilda.

Essa capacitação do dia 10 aconteceu em um dia letivo, fazendo com que as aulas fossem dispensadas neste dia. A reposição aconteceu no ultimo sábado (12), no Clube da Terceira Idade, um evento em comemoração ao Dia do Estudante. Os alunos participaram de um cinema, com pipoca, lanche diversificado e atividades relacionadas ao Dia do Estudante. Houve transporte para que todos os alunos da rede municipal de ensino participassem.

A sessão cinema aconteceu no período da tarde, atendendo os alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja também: