Segunda, 14 de agosto de 2017 às 13:56

Deputado Pacheco denuncia falta de professores para atender alunos especiais em Nova Prata


A falta de professores para acompanhar em salas de aula alunos com diversos tipos de deficiência é uma realidade em muitas escolas estaduais no Paraná. Esse é o caso de um estudante em Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. Para resolver esse problema, o deputado Marcio Pacheco (PPL) está solicitando ao Ministério Público e a Secretaria Estadual de Educação providências.
 
Matriculado no 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Cristo Redentor, o adolescente é deficiente visual e necessita de assistência especial para acompanhá-lo nas atividades escolares. “A nossa iniciativa tem o objetivo de garantir o acesso pleno à educação para o estudante. Neste caso, o acompanhamento de um professor é importante para o desempenho escolar”, afirma o deputado.
 
Um ofício foi enviado nesta semana ao promotor Michael Junio Gebeluky, da Comarca de Salto de Lontra, que responde também pelo município de Nova Prata do Iguaçu. Pacheco também enviou outro ofício à Secretária Estadual de Educação, Ana Seres Trento Comin.
 
Em ambos casos, Pacheco solicita providências, ou seja, a contratação por parte do Estado de um professor para acompanhar em sala de aula o estudante.
 
Além das aulas regulares, o aluno participa uma vez por semana do curso de Braille, na Escola Municipal Tereza Onofre.
 
“Em geral, as crianças com deficiência já enfrentam dificuldades de aprendizado justamente pela falta de um professor para acompanhá-las em sala de aula. Trata-se de uma questão de respeito e inclusão social”, frisa Pacheco.
 
O pedido do deputado está embasado ao direito à educação, que constitucionalmente assegura a inclusão de jovens portadores de necessidades especiais, na espécie, cegueira, à rede pública de ensino, de modo a lhes garantir tratamento igualitário para com os demais alunos, propiciando a assistência de professor de apoio em sala de aula, para lhe auxiliar no aprendizado.
 
De acordo com o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), 85 alunos com algum tipo de deficiência, incluindo desde a educação infantil até a educação jovem/adulto, foram matriculados nas escolas de Nova Prata do Iguaçu no ano passado.

 

Fonte: Assessoria De Imprensa

Veja também: