Segunda, 04 de setembro de 2017 às 08:21

Palestrante provoca em Capanema reflexões sobre comportamento e educação



 
“Os pais precisam exercer autoridade sobre os seus filhos, para poder educá-los para a vida. Para exercer a autoridade sobre os filhos, é preciso ter intimidade, dialogar e ouvi-los”. Esta foi uma das diversas frases de impacto, ditas pelo professor e psicólogo Marcos Meier, em sua palestra, intitulada “Limites: como largar sem abandonar e segurar sem prender”, proferida na noite de 29 de agosto, no Clube Recreativo Atlético Comercial – CRAC, em Capanema, Sudoeste do Paraná. A palestra foi promovida pelo programa “A União Faz a Vida”, através da parceria entre Sicredi Fronteiras PR/SC/SP e administração municipal de Capanema.
Particpantes - Aproximadamente 1.300 pessoas, entre pais, professores e estudantes, ouviram conceitos de psicologia e educação, para ensinar jovens e adolescentes, sobre a importância do amor ao trabalho, obediência e respeito aos mais velhos, contextualizados com vivências e humor pelo palestrante.
 
Problemas graves - “Estamos com problemas graves na educação de crianças e jovens, por causa da influência de ‘contra valores’ que são transmitidos pelas mídias, internet, grupos e outras influências, enquanto o pai e da mãe não encontram tempo para educar as crianças. Quando o adolescente se sente o ‘rei’, e todos em volta dele são os ‘escravos’, ele aprende que só têm direitos e não tem deveres, começa a esnobar da autoridade dos pais, brigar com o professor, discute com o chefe no dia que arrumar um emprego, se transforma em um cidadão que reclama de tudo e não contribui com nada. Então, como se educa para ser diferente?”, questionou o palestrante.
 
Obediência - De acordo com Meier, se educa uma criança mostrando para ela que tem que obedecer aos pais, com afeto e sendo firme nas decisões. “Não precisa bater em uma criança para ensinar. Basta conversar, dando responsabilidades, ensinando ajudar a mãe e o pai nas tarefas de casa, determinando horários para passear, para estudar, para brincar e assistir televisão. É preciso dizer ‘não’ para a criança, pois se ela ouvir sempre o ‘sim’, no dia que alguém ofertar drogas, ela dirá ‘sim’, pois ouviu o ‘sim’ em toda sua vida”, ponderou.
 
Avaliação positiva - O presidente da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, José Cézar Wunsch, avaliou, de forma bastante positiva a palestra, destacando que o professor Marcos Meier sempre foi parceiro do Sicredi, especialmente em eventos do programa “A União Faz a Vida”.
 
Pioneirismo - “O primeiro município do Paraná a implantar o programa ‘A União Faz a Vida’, foi Capanema, no Sudoeste do Estado. Quando olhamos nossas crianças e jovens, pensamos qual o melhor caminho para formá-los, para serem pessoas de bem, que prezem pelo trabalho, que exerçam a liderança e busquem melhorar sua comunidade. O professor Marcos Meier abordou as questões de forma esclarecedora, provocando questionamentos em todos nós. Com mais este sucesso, cabe-nos agradecer ao professor pelos conselhos; a todos os presentes, por entenderem a importância deste evento; aos parceiros e aos colaboradores, que ajudaram na organização”, finalizou o presidente José Cézar Wunsch.
 
A União Faz a Vida - O programa “A União Faz a Vida”, maior ação social do Sistema Sicredi, desenvolve atividades com estudantes e secretarias municipais de Educação, com objetivo de desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Na área da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, atualmente cerca de 1.300 estudantes são atendidos em 70 projetos, distribuídos em três municípios: Capanema, Capitão Leônidas Marques e Ampére. No ano de 2017, o Programa comemora 10 anos da sua implantação em Capanema, onde foi pioneiro no Paraná.     
  
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
 
 
 

Fonte: Paraná Cooperativo

Veja também: