Segunda, 09 de outubro de 2017 às 15:02

Igreja Luterana comemorou 50 anos em Capitão




A Igreja Luterana do Brasil comemorou 50 anos em Capitão Leônidas Marques no sábado dia 7. No domingo foi realizado culto e almoço de confraternização em comemoração ao cinquentenário.

O pastor Elvio Bender participou do Jornal da Interativa  e fala desses cinquenta anos da igreja no município.

 
50 ANOS – PARÓQUIA PAZ – CLM – IELB
07/OUT/1967 - 08/OUT/2017
Chegamos à casa dos 50. Cinquenta anos da Comunidade Evangélica Luterana PAZ como está oficialmente registrada hoje a nossa paróquia, filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB.
Hoje fazem parte da Paróquia, as seguintes congregações: - PAZ de Capitão Leônidas Marques (sede paroquial); - EMANUEL de Santa Lúcia; Santa Cruz de Boa Vista da Aparecida; - ESPERANÇA do distrito de Alto Alegre do Iguaçu – CLM e o Ponto de Missão de Lindoeste.
O primeiro texto bíblico que nos vem à mente é o de Hebreus 13.7:  “Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham.” Por aqui iniciaram os trabalhos os pastores Ernesto Pahl (que com a graça de Deus está conosco hoje (juntamente com sua esposa Renilda) e participa como oficiante de parte do  nosso culto a Deus); Armindo Grams; Theno Reinheimer; Nicolai Neumann e Elmer Roll, vindos de Capanema, Cascavel e Realeza. Depois vieram os pastores residentes Helmut Willy Knoblauch (1971-1975); Bernardo Behrendsen (1976-1979); Altino Grinevold (1980 - Estágio e 1981-1984 - pastor); Alfredo Bischoff (1985-1995) – que também nos honra com sua presença (e como pregador em nosso culto), juntamente com sua esposa Cíntia (professora Cíntia para muitos aqui de Capitão) e o filho Teodato; Renato Stadler (1996-2001) que foi orientador dos estagiários Jackson Luis Knies (1999) e Cirlei Vorpagel (2000); Valdir Klasener  (Comissionado 2001-2006) e atualmente Elvio Bender (a partir de abril de 2002).
Houve também o trabalho dedicado e consagrado de muitos líderes leigos que juntamente com os pastores batalharam pela  causa do Evangelho e pela fundação das congregações que passaram a formar a Paróquia São Lucas, como foi chamada no início.
Lembramos algumas famílias que deram início ou logo fizeram parte da paróquia: Heidemann, Rost, Boone, Roos, Losehann, Port, Wink, Scheer, Hoffmann, Klagenberg, Brandt, Griek, Müller, Zümpel, Steinke, Kronbauer, Petersen, Weiss, Klasener, Santos, Esch, Schütz, Haag, Schneider, Herber, Marquardt, Albrecht, Kopper, Ritter, Lemunie, Vidarenko, Mayer. Essas famílias foram algumas das lembradas por líderes. Certamente temos outras famílias e pessoas que fizeram parte de nossa história e continuam a fazer, sob a graça e o amor de Deus. Fica o desafio de escrevermos a nossa história passada, mas de continuarmos a escrever a história que manifesta o grande amor de Deus por nós em seu Filho Jesus Cristo, sob a ação do Espírito Santo. Amém.
Por Pastor Elvio Bender
 

Fonte: Redação

Veja também: