Terça, 10 de outubro de 2017 às 15:00

Outubro Rosa alerta em Capitão para o cuidado com a saúde da mulher


A Secretaria de Saúde de Capitão Leônidas Marques  nesse mês de outubro está focando na  saúde das mulheres. O Outubro Rosa, instituído em 2011 por meio de lei estadual, neste ano traz como tema ‘Prevenção e Autocuidado: O que eu preciso saber sobre o Câncer de Mama e do Colo do Útero’.  

 Nunca é demais lembrar a importância e necessidade de realizar o exame preventivo e a mamografia periodicamente. São exames de fácil acesso e disponíveis gratuitamente pelo SUS. Eles são a única forma de detectar precocemente e, consequentemente, ampliar as chances de cura dos cânceres do colo do útero e de mama.

O apelo é voltado principalmente às mulheres entre 50 e 69 anos. Nessa faixa etária o risco de desenvolver o câncer de mama é muito maior. Esse é o tipo de tumor que mais mata mulheres acima dos 60 anos no país. Por isso, a recomendação é que, quando assintomáticas, elas façam a mamografia para rastreamento a cada dois anos.

 

A enfermeira Ivone Bortolace destaca atenção que Saúde está dando nesse mês as mulheres.

 

O Secretário de Saúde Ademar Mantovani fornece a programa para esse mês “ Outubro Rosa”.

 

  Programação do Outubro Rosa.

  Na quarta-feira dia 11 se não chover - Vendas de camisetas e adesivaço com equipe da ACICAP  na praça em frente à Casa da Cultura. Equipe da Saúde e com tenda para Verificação pressão arterial e  exame de glicose;

 

Dia 18, quarta-feira - Palestra na Casa da Cultura as 14:00 com Dr André Petry  do CEONC

 

Dia 24, terça-feira - Palestra na Casa da Cultura as 14:00 com Drº Wilson da UOPECCAN

 

Dia 27, sexta-feira - Dia “D” no Centro de Saúde

*Realização de preventivos;

*Palpação de mama;

*Realização de pedido de mamografia bilateral;

*Avaliação da saúde bucal da mulher;

*Verificação da carteira de vacina;

*Verificação de Sinais vitais;

 

   O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2017, o Paraná registre 3,7 mil novos casos de câncer de mama. No Brasil, esse número chega a quase 58 mil casos. Em 2016 houve 1.010 mortes em decorrência do câncer de mama feminino no Estado. No entanto, quando detectado precocemente as chances de cura chegam a 95%.

Apesar disso, mais da metade das idosas considera desnecessário fazer os exames. No Paraná, a busca pela mamografia cresceu nos últimos anos, mas o número aumentou muito em faixas etárias sem recomendação. No ano passado foram feitas quase 317 mil mamografias no Estado – 122 mil em mulheres fora do grupo prioritário, ou seja, abaixo dos 50 e acima dos 69 anos.

Fora da faixa etária, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros, ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha. Além dos exames periódicos, a adoção de hábitos saudáveis também contribui para a prevenção do câncer.

Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: