Quarta, 11 de outubro de 2017 às 13:24

Encontro entre autoridades de 17 municípios discutem a revitalização do Rio Iguaçu


Após o anúncio da atuação do Governo Estadual e a Itaipu Binacional nas ações do programa de revitalização do Rio Iguaçu, em que o estado e os municípios irão utilizar as metodologias do programa cultivando Água Boa, desenvolvida pela Binacional reconhecida mundialmente, começam agora as discussões na região.
Na última segunda feira (9), na Usina Governador José Richa em Salto Caxias representantes de 17 cidades receberam informações dos técnicos da Itaipu e Copel na explanação das oficinas do futuro na capacitação dos gestores municipais.
O objetivo é desenvolver metodologias participativas entre os municípios e comunidades que compõem o rio Iguaçu, para juntos construir um plano de trabalho coletivo, a partir de um diagnóstico que será levantado daqui pra frente.
O município de Capitão Leônidas Marques, foi representado pelos Secretários de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Zizela Primo Dalabrida e Valdir Giachini respectivamente.
A representante da Itaipu Binacional, Leila Alberton comentou qual será a metodologia usada nesse projeto.
A representante da Copel Adriana Nardelli Rosi frisou que esse encontro serviu para fazer um levantamento dos problemas de cada município, que segundo ela, na maioria das vezes são os mesmos.
A Bacia do Rio Iguaçu é a maior do Paraná, com 1.320 quilômetros de extensão e abrange 113 municípios. Além de ser utilizado para a agricultura e o abastecimento de água, o rio é também responsável por 70% da energia gerada pela Copel.

 

Fonte: Da Redação e Assessoria

Veja também: