Quarta, 18 de outubro de 2017 às 12:27

Alerta: Novos temporais no Sul do Brasil



Os temporais voltam a trazer problemas para a população os estados da Região Sul nos próximos dias. Entre os dias 18 e 20 de outubro, a passagem de uma frente fria pela Sul do Brasil e acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai e o norte da Argentina vão gerar grandes e fortes áreas de instabilidade que vão espalhar os temporais por todo o Sul do Brasil.
 
 
Esta combinação de frente fria e de pressão do ar muito baixa sobre o Paraguai e o norte da Argentina já ocorreu diversas vezes e é sempre motivo de preocupação e de alerta meteorológico. Grandes volumes de chuva voltam a ser acumulados nos próximos dias que poderão causar novos alagamentos e transbordamento de rios. A chuva deve vir com raios e eventualmente com fortes rajadas de vento, entre 70 km/h e 100 km/h. Há risco também de queda de granizo.
 
Para esta quarta-feira, 18, o alerta é para temporais no Rio Grande do Sul, mas o oeste de Santa Catarina e do Paraná podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite. O alerta para fortes rajadas de vento é válido também para estas áreas.
Entre a quinta-feira, 19 e o sábado, 21 de outubro, tempestades devem ocorrer quase que de forma generalizada sobre a Região Sul, com risco de granizo e ventania.
No domingo, a chuva diminui bastante sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina, mas a maior parte do Paraná ainda terá chuva volumosa. 
Acompanhe diariamente a previsão para a Região Sul
 
 
Chuva forte sobre solo encharcado

Esta nova situação de chuva forte sobre a Região Sul é especialmente preocupante porque os três estados sofreram com tempestades na semana passada. Na maior parte do Sul do Brasil, o solo ainda tem muita água acumulada e os rios estão cheios. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia revelam que já choveu de 100 a 200 mm em 17 dias em muitas regiões do Sul do Brasil, o que representa mais da metade da média de chuva para outubro. A trégua durou efetivamente três dias e a chuva volta com violência nos próximos dias causando mais transtornos e prejuízos para a população.
A estimativa do volume de chuva feita pelo modelo GFS Global Forecast System), dos Estados Unidos, prevê que grande parte da Região Sul poderá acumular de 100 a 200 mm chuva apenas no período de 18 a 22 de outubro.
 
 

Fonte: Climatempo

Veja também: