Quinta, 25 de setembro de 2014 às 10:51

Primavera começa e estação será marcada pela chuva

Redação


Depois de um inverno quente - o mais quente dos últimos oito anos -, a primavera de 2014 não deve oferecer surpresas. Poucas alterações nos totais mensais de chuva e temperatura amena caracterizam a estação que começou oficialmente na segunda, mais precisamente às 23h29min.
O guarda-chuva segue indispensável até o início de outubro, quando aumenta a ocorrência de raios e "complexos convectivos" - sistemas que provocam chuva em períodos curtos. Incursões de massas de ar frio podem baixar a temperatura, mas a tendência é que, a partir de 15 de outubro, os dias sejam mais secos e quentes: os termômetros podem chegar a 30ºC, conforme previsão da Somar Meteorologia.
Embora haja a expectativa de formação do El Niño, o que normalmente traz muita chuva à Região Sul, o fenômeno deve ser de baixa intensidade, permitindo um período mais aquecido.
No inicio da estação, ainda será comum o registro de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar. Além disso, os dias vão se tornado cada vez mais longos.
O fenômeno que aquece as águas superficiais do pacifico equatorial, devera deixar as temperaturas mais elevadas do que o normal. Já as chuvas podem acontecer com grande volume a partir da segunda quinzena de outubro em decorrência de frentes frias de forte atividade, conectadas com a umidade vinda da Amazônia.
Durante o período, também há maior proliferação de insetos, já que as flores começam a desabrochar e os animais ficam mais ativos. Já no outono e no inverno, os mesmos insetos costumam descansar e dormir mais, conforme a bióloga Patrícia Higa. Com o início da nova estação, a dica é retomar os cuidados e recorrer aos serviços de dedetização e desratização de ambientes.

Alergias da primavera: como amenizar?
A primavera é mesmo uma delícia. Flores coloridas e perfumadas para todo lado. No entanto, ela pode causar muitos transtornos de saúde para quem é alérgico. A floração, o clima seco e as oscilações de temperatura da primavera contribuem para o aparecimento ou agravamento das crises. "A primavera costuma estar associada a sintomas respiratórios resultantes de alergias nas regiões em que as estações são bem-marcadas, e isso se deve à polinização", explica a doutora Izilda Bacil, alergista do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro.
A resposta alérgica ocorre quando um indivíduo sensível entra em contato com uma substância desencadeante (alérgeno) e seu organismo produz uma reação exagerada (hipersensibilidade), resultando em uma crise. As manifestações mais comuns são a asma brônquica, a rinite alérgica, as alergias cutâneas e a conjuntivite alérgica. "A alergia é uma doença hereditária", afirma a Dra. Izilda. Uma criança filha de pais com este problema tem cerca de 60% de chance de também sofrer, embora a doença nem sempre se manifeste da mesma forma que em seus pais ou avós. Além disso, uma pessoa pode ser alérgica mesmo que seus pais não o sejam.
As mais comuns
A rinite é uma das principais doenças que se agravam na primavera. Pode ser causada por vírus, bactérias ou ser de origem alérgica. Extremamente incômoda, ela é a inflamação da mucosa nasal, e seus principais sintomas são crises de espirro, coriza (nariz gotejando), coceira no nariz, garganta ou nos olhos e obstruções nasais. Muitas vezes o sono é afetado e acumulam-se cansaço, indisposição e déficit de atenção.
Em conjunto com a rinite, ou como uma complicação dela, pode ocorrer a sinusite. Nesse caso, é chamada de rinossinusite alérgica, em que ocorre a inflamação ou infecção dos seios paranasais e das cavidades dos ossos da face, em conjunto com a inflamação da mucosa nasal. Os sintomas são congestão nasal, dor na face e nos dentes superiores, presença de uma secreção amarelada/esverdeada no nariz ou que desce pela garganta, e tosse. A dor de cabeça ao acordar pela manhã é típica da sinusite.
Precauções
Quem já sofre de alguma doença alérgica não pode descuidar da medicação e do controle ambiental, e os cuidados devem ser redobrados com a chegada da primavera. Os alérgenos conhecidos mais comuns são a poeira doméstica, ácaros, pelos de animais, baratas, fungos, pólen, além de agentes irritantes como a poluição. Sabendo disso, algumas medidas gerais podem e devem ser tomadas para evitar o surgimento ou agravamento das crises alérgicas:
*A limpeza da casa deve ser frequente.
*Retire carpetes e tapetes da casa.
*Substitua as cortinas por persianas.
*Evite estofados recobertos por tecidos.
*Forre colchões, travesseiros e almofadas com capas impermeáveis.
*Evite objetos que acumulem poeira no quarto como bichos de pelúcia, livros, caixas e quadros.
*Troque cobertores por edredons, e lave-os quinzenalmente.
*Mantenha a casa sempre arejada e ensolarada.
*Evite ter animais de pelo dentro de casa, especialmente nos quartos.

Fonte:

Veja também: