Segunda, 29 de setembro de 2014 às 13:54

ACICAP promove Outubro Rosa em Capitão

Redação


A Acicap- Associação Comercial e Industrial de Capitão Leônidas Marques realiza a partir dessa quarta-feira dia primeiro, uma programação alusiva ao Outubro Rosa, mês voltado à sensibilização para a prevenção do câncer de mama. Na programação varias atividades estão previstas para serem realizadas.

Programação

ABERTURA OFICIAL
Data: dia 1º (quarta-feira)
Local: Praça São Cristóvão
Horário: A partir das 09h

**Adesivaço e divulgação da campanha
** Venda de camisetas*
**Doação de lacinhos símbolo do Câncer de Mama.

AÇÃO SOCIAL
Data: dia 09 (quinta-feira)
Local: Casa da Cultura
Horário: Às 14h

** Palestra
** Apresentação Cultural
** Venda de Camisetas
** Doação de lacinhos símbolo do Câncer de Mama.

SEMANA DA EDUCAÇÃO
Data: de 13 a 17 de outubro
Local: Escolas e Colégios
Horário: Escolar

**Panfletagem e divulgação da campanha
** Distribuição de adesivos do Auto-exame
** Intervenções Artísticas

CELEBRAÇAO RELIGIOSA
Data: dia 22 (quarta-feira)
Local: Parque São Francisco
Horário: Às 19h30

**Celebração Especial
** Depoimentos: "Prevenção do câncer de mama"

TERCEIRA IDADE
Data: dia 23 (quinta-feira)
Local: Clube do Vovô
Horário: Às 14 h

**Palestra e apresentação cultural
Além disso as mulheres poderão agendar exames e consultas na rede publica de saúde para prevenção ao câncer de mama.Parte da arrecadação com a venda das camisetas será destinada à UOPECCAN de Cascavel/PR. A ACICAP conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social,
Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Planejamento


Outubro Rosa - O Outubro Rosa é um movimento popular que tem por objetivo alertar a população para os riscos do câncer de mama e para o diagnóstico precoce da doença, através da realização da mamografia.
O nome é uma referência à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença. O movimento teve sua origem nos Estados Unidos, onde o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
A iniciativa, realizada em todo mundo, se caracteriza por ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, e visa estimular a participação de governos, empresas, entidades e população na luta contra o câncer de mama.
A doença - O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano. Em 2012, a incidência do câncer de mama representou 25% do total de câncer no mundo, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano.
Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência tende a crescer significativamente em pessoas acima dessa faixa etária. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (Inca), só no ano de 2011, o número de mortes atingiu o índice de 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. Para este ano, a estimativa é de cerca de 57 mil novos casos. O alerta dos especialistas é para que se dê mais importância para o diagnóstico precoce, uma vez que se diagnosticado e tratado oportunamente, a chance de cura é cerca 90%.

Fonte:

Veja também: