Segunda, 22 de janeiro de 2018 às 11:05

Excesso de chuvas traz prejuízos à safra de soja em Capitão e região


O excesso de umidade em Capitão Leônidas Marques e na região continua como uma preocupação dos produtores e já ocasiona prejuízos nas lavouras de soja da temporada 2017/18. Além da dificuldade em realizar os tratos culturais nas plantações, os agricultores relatam a queda de vagens, o que deve impactar no rendimento neste ciclo.
 Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam para um volume acumulado de chuvas na região de até 200 mm nos últimos 15 dias e os impactos sobre as lavouras já é inevitável.
Em muitas regiões, como Assis Chateaubriand, as lavouras já apresentam perdas consolidadas, mas que ainda não podem ser quantificadas, segundo ressaltou o presidente do Sindicato Rural do município, Valdemar Melato.
O atraso no Ciclo também é inevitável, segundo os engenheiros agrônomos. O forte da colheita deverá ser na metade de fevereiro.
As aplicações de inseticidas também tiveram que ser reforçadas porque o percevejo e a mosca branca atacam mais com essa humidade toda.
Em seu último boletim informativo, o Deral (Departamento de Economia Rural), reportou que 87% das lavouras apresentavam boas condições e 13% estavam em condições medianas. Nesta temporada, foram semeados 5,46 milhões de hectares com o grão e a expectativa é que sejam colhidas 19,3 milhões de toneladas.
Ferrugem Asiática
Com 88 casos confirmados da doença, o estado do Paraná lidera o ranking de ferrugem asiática no Brasil. As informações fazem parte do levantamento realizado pelo Consórcio Antiferrugem.
Para falar um pouco da situação das lavouras em Capitão conversamos hoje com o Agrônomo Lucas Primo da Empresa Ata Consultoria. 
Acompanhe a entrevista:



 

Fonte: Da Redação e Taroba News

Veja também: