Quarta, 14 de fevereiro de 2018 às 11:57

Frei Douglas fala sobre Celebrações da Quarta-Feira de Cinzas que marcam o início da Quaresma

Celebrações de Quarta-Feira de Cinzas marcam o início da Quaresma

Nesta quarta-feira, 14, as igrejas católicas realizam as missas de Quarta-Feira de Cinzas. A celebração marca o início da Quaresma, período de recolhimento e de preparação para a Páscoa, e da Campanha da Fraternidade 2018.
Segundo a tradição católica, a Quaresma lembra os 40 dias que Jesus esteve no deserto em oração, sem se alimentar e resistindo às tentações.  A celebração da imposição das cinzas tem um grande significado para os cristãos. As cinzas utilizadas provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.
No período de Quaresma, iniciado hoje, a igreja recomenda aos fiéis viver o jejum, a oração e a caridade, características marcantes deste tempo. Na Quarta-Feira de Cinzas, a igreja recomenda a abstenção do consumo da carne vermelha, como forma de controle dos instintos.
Campanha da Fraternidade
Juntamente com a Quaresma, a igreja inicia a Campanha da Fraternidade, que neste ano, tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e lema “Em Cristo somos todos irmãos”.
A escolha se dá devido ao crescimento dos índices de violência no país e para chamar a atenção para a necessidade de superação não só da violência física, mas da violência psicológica e espiritual.
Frei Douglas fala sobre o significado das cinzas, o tema da Campanha da Fraternidade e sobre o período da quaresma – Oração, jejum e caridade.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: