Segunda, 03 de novembro de 2014 às 08:45

Cruzeiro do Iguaçu e Boa Vista renovam parceria com a Sanepar

Assessoria



Assessoria

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai continuar operando os serviços de saneamento básico em Cruzeiro do Iguaçu e Boa Vista da Aparecida nas regiões Sudoeste e Oeste. Os contratos de programa que formalizam o atendimento dos serviços de abastecimento e de esgotamento sanitário foram assinados pelos prefeitos dos dois municípios baseados nas metas definidas nos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Além do manter em 100% o índice de atendimento com água tratada a continuidade na prestação dos serviços por parte da Sanepar por mais 30 anos traz mais vantagens aos municípios. A Sanepar irá repassar mensalmente 1% do montante arrecadado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de cada município. Os recursos devem ser aplicados na proteção e conservação do meio ambiente. Outro benefício é o desconto de 50% nas tarifas de água e esgoto dos prédios públicos municipais. "Com a redução dos valores os municípios poderão direcionar os recursos para aplicação em outras áreas como saúde educação e infraestrutura"destaca o gerente Renato Mayer Bueno.

Em Cruzeiro do Iguaçu a Sanepar tem previsto para os próximos três anos a instalação de mais um reservatório com capacidade para armazenar 150 mil litros de água a implantação de adutoras de água bruta e tratada e a substituição da Estação de Tratamento de Água. Além disso serão executadas obras de melhorias e de manutenção no sistema de abastecimento da sede urbana e também do distrito administrativo de Foz do Chopim. A Sanepar atende hoje cerca de 800 ligações na cidade e 427 ligações em Foz do Chopim.

Para Boa Vista da Aparecida será elaborado pela Sanepar o projeto básico para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário. O PMSB prevê que as obras iniciem até 2020. Pelo contrato até 2023 o serviço de coleta e tratamento do esgoto deverá contemplar 65% dos moradores da área urbana. No sistema de abastecimento que atende hoje 2.086 ligações domiciliares estão previstas as ampliações do sistema de captação e de produção de água tratada para atender a demanda da população até 2030.

Fonte:

Veja também: