Terça, 10 de julho de 2018 às 14:29

Boa Vista recebe caminhão de coleta de lixo reciclável


A prefeitura de Boa Vista da Aparecida, recebeu nesta quinta-feira (05) um caminhão para coleta seletiva de material reciclável. O veículo tem valor estimado de R$ 290 mil e faz parte de um convênio do sistema integrado de coleta seletiva, coordenado pelo instituto Águas do Paraná, vinculado à secretaria estadual do meio ambiente e recursos hídricos.

Para o Prefeito Leonir, o equipamento irá facilitar ainda mais a coleta de material reciclável na cidade, bem como trazer mais segurança aos agentes ambientais (catadores) e facilidade na separação transporte, além de ser um compromisso com o meio ambiente. “Com esse novo equipamento, o serviço de coleta seletiva em nosso município será ainda mais eficiente.”, enfatiza.

CAMINHÃO
O caminhão é composto por coletor com movimentação de carga retilínea, descarregamento mecânico em nível, dotado de tanque coletor de óleo de fritura, coletor de vidros além de plataforma retrátil de apoio na traseira para os trabalhadores da coleta.

ASSOCIAÇÃO
A Associação dos catadores de recicláveis de Boa Vista da Aparecida (ASCARB) que sua fundação foi no dia 12 de Junho 2018, aguardava com ansiedade esse caminhão, já que é uma parte do equipamento composto no programa Reciclo Paraná, que além do caminhão tem carrinhos de coleta, lixeiras que foram instaladas pela cidade, e que agora aguarda a contrapartida do município, que é o barracão de triagem do material.

COLETA SELETIVA
Atualmente no Brasil apenas 18% dos municípios tem coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%, entre eles Boa Vista da Aparecida, que instituiu o sistema de coleta seletiva no ano de 2016. A coleta é feita todos os dias e passa por todas as ruas da cidade obedecendo a calendário de coletas.

MATERIAL RECICLÁVEL
A maioria do que julgamos lixo é um material que pode ser reutilizado, ou seja, reciclado. Através da reciclagem os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto. É aí que entra a coleta seletiva de lixo que nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser reciclados, como, papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. O lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas e até erva de chimarrão deve ser separados do restante, pois podem ser transformados em adubo.
A reciclagem é essencial para a economia de recursos naturais como a água e energia, recursos que estão cada vez mais escassos, e, sobretudo para diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo gerado.

Fonte: Assessoria

Veja também: