Quarta, 15 de agosto de 2018 às 13:39

Agosto, mês do cachorro louco: Centenas de cães estão à solta pelas ruas de Capitão


Agosto é conhecido com o mês do cachorro louco. Por isso mesmo, é o período da campanha de vacinação contra raiva, uma doença grave que atinge os animais e os seres humanos e pode levar a morte.

 

O mais antigos, já ouviram muitas historias de cachorros loucos em agosto, alguns até presenciaram os fatos.




 

Os mais novos, não conhecem o ditado, mas sabem que a raiva pode atingir os caninos.




 

Em Capitão Leônidas Marques basta andar pelas ruas da cidade para se deparar com um, dois e até mesmo bando de cachorros que vivem pelas ruas e calçadas da cidade sem nenhum tipo de tratamento.

 

Em muitos casos há cães que são jogados nas ruas pelos donos  e em outras situações existem muitos casos de maus tratos e os animais são deixados na rua com vários ferimentos.

 

A doença da raiva é transmitida através da mordida de animais infectados. Assim, a vacinação anual é obrigatória e auxilia no controle da doença. No caso dos cães que estão à solta por ai existe um risco muito grande da contaminação pela falta da vacina.

 

Os cães e gatos podem contrair a doença pelo contato com ratos ou morcegos e, uma vez infectados, podem facilmente transmiti-la aos humanos pela saliva e até por arranhões, sendo a mordida a forma mais comum de transmissão.

Por isso, quem tem seu animalzinho em casa a medica veterinária Tatiana Wink explica:


 

A veterinária explica que é importante evitar que os cachorros que são criados em casa mantenha contado com os animais da rua para se evitar o risco de ser contaminado pela doença.
 

Fonte: Da Redação

Veja também: