Quinta, 16 de agosto de 2018 às 13:36

Atingidos do Baixo Iguaçu permanecem mobilizados e podem retomar os protestos nesta quinta feira


Na manhã de ontem as famílias atingidas pela  Usina Baixo Iguaçu, ocuparam a rodovia BR 163 em Capitão Leônidas Marques  para reivindicar uma  posição do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em relação à situação do remanso.

 

Segundo os atingidos, na  audiência pública ocorrida no dia 26/07, o IAP havia se comprometido que o prazo de 20 dias para resolver essa situação, no entanto isso não ocorreu, conforme explica uma agricultora que faz parte dos atingidos.




 

As famílias atingidas também solicitam a retomada imediata de agenda na região da comissão multidisciplinar (com a presença da Defensoria Pública e Ministério Público Estadual) a fim de dar encaminhamento aos casos de famílias com direitos negados, judicializados, bem como de famílias elegíveis ao Reassentamento Rural Coletivo destaca a agricultora.




 

Na tarde de ontem os atingidos atearam fogo em pneus e trancaram o trevo de acesso a Boa Vista da Aparecida. Na BR 163 e na PR 484 o trafego de veículos ficou parado por várias horas e longas filas se formaram em ambos os sentidos.

 

Os atingidos só  decidiram suspender o protesto na rodovia, após a confirmação de uma reunião entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, que acontece nesta quinta feira em Curitiba.

 

Elias é membro da comissão dos atingidos  e destaca que enquanto acontece à reunião em Curitiba nesta quinta feira, os atingidos vão estar mobilizados e reunidos em assembleia aqui em Capitão.




 

Elias também fala sobre a área de remanso, o principal impasse entre empresa e atingidos.




Caso não haja acordo durante a reunião desta quinta feira na capital do Estado, os agricultores ameaçam uma nova manifestação para esta tarde.

 

Fonte: Da Redação

Veja também: