Terça, 30 de outubro de 2018 às 13:48

Atingidos do Baixo Iguaçu realizam protestos na prefeitura e no Fórum de Capitão


Agricultores e representantes do MAB ( Movimento dos Atingidos por Barragens) estiveram reunidos em um ato de protesto em frente ao Fórum  de Capitão Leônidas Marques na tarde desta segunda-feira (29), para pressionar o judiciário sobre a situação do impasse entre Usina Baixo Iguaçu e agricultores.
 
Minutos antes os atingidos participaram de um ato em frente à prefeitura municipal onde realizaram uma celebração religiosa comandada pelo Frei Luiz Ceriolli, pároco da cidade.
 
Na frente do Fórum, lideranças fizeram discursos em defesa dos trabalhadores  que derramaram leite colocaram cruzes e espalharam sementes  de soja em frente ao prédio como forma de protesto.
 
O grupo alega que está sendo injustiçado no processo de desapropriação das áreas.
 
Durante a manifestação, os agricultores bateram na porta do Fórum e pediram para serem  recebidos  pelo Ministério Publico ou pelo Poder Judiciário. A manifestação foi pacifica e os atingidos deixaram o local sem serem atendidos pelas autoridades judiciais. A Policia Militar acompanhou a movimentação.
 
Os atingidos cobram que o poder Judiciário  tome uma posição quanto às famílias que ainda não foram indenizadas pela Usina Baixo Iguaçu e para aquelas que estão em área de remanso e que correm o risco de serem despejadas.
 
Na semana passada a justiça cumpriu dois mandados de reintegração de posse em uma propriedade localizada na Linha São Brás, em Capitão Leônidas Marques.
 
A coordenadora do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), Maristela Costa Leite, falou sobre a manifestação realizada na tarde de segunda feira (29), na frente do Fórum da cidade, e também fala sobre a situação das famílias que ainda estão sem uma resposta  da Usina Baixo Iguaçu e do poder judiciário.
 
Prefeito de Capitão Leônidas Marques, Claudio Quadri, acompanhou o protesto dos atingidos e nesta terça-feira (30),cumprirá agenda em Curitiba. Na oportunidade, Claudio se reunirá com lideranças para tratar do assunto. Em entrevista á Radio Interativa FM, o prefeito disse estar preocupado com a situação das famílias que ainda estão sem uma resposta.
 
Luciana Rafagnin, que foi eleita Deputa Estadual nas eleições deste ano, acompanhou o protesto dos agricultores em frente ao Fórum de Capitão e defendeu a lutas dos atingidos.
 
 
 
 
 

Fonte: Da Redação

Veja também: